Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.

Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.
Ciências Tradicionais Holisticas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O homem contemporâneo, principalmente aquele que vive nas grandes cidades, vem buscando qualidade de
vida, onde o resgate do viver cotidiano de pessoas os expõe a uma gama de situações de risco para sua própria integralidade, o que sinaliza para a necessidade de intervenções visando à restauração da auto-estima, pilar básico para a construção e manutenção de espaços saudáveis de convivência.
A Terapia Comunitária, a qual trabalha perdas e se baseia no referencial positivo de cada um, tem se mostrado como instrumento eficaz nesse sentido.
Entre os objetivos, destaca-se o resgate da auto-estima através da utilização da metodologia da Terapia Comunitária  em  usuários  dos  serviços  ambulatoriais  do  Hospital  das  Clínicas  da  UFPE,  durante  o  ano  de 2003.
Trata-se de estudo de relato de experiência - vivência, cujo público-alvo envolveu usuários do ambulatório de Puericultura do HC/UFPE, no período de fevereiro a dezembro de 2003 e consistiu das seguintes etapas: Dinâmicas de acolhimento, desenvolvimento da Terapia propriamente dita (escolha do tema, contextualização e problematização) e encerramento (partilha e rituais de agregação e apoio).
A análise  final revelou entre os  temas mais  freqüentemente escolhidos:  relacionamentos afetivos, dificuldades na comunicação  familiar ,  limites na educação dos filhos e relacionamentos no ambiente de trabalho. 
A avaliação rotineira desenvolvida na fase de encerramento e mesmo na escolha de temas em sessões subsequentes, tem revelado aumento / melhora dos
indicadores de auto-estima:  identidade, autocuidado,  relacionamentos  interpessoais, vínculos  significativos,
definição de objetivos e metas de vida. A partir das avaliações realizadas ao final dos encontros, foi possível
estabelecer o  link entre as vivências e as questões da vida cotidiana e profissional,  favorecendo o processo
reflexivo, reforçando a responsabilidade de cada um no processo de mudança social. Palavras-chave:
Saúde mental  - Humanização  - Terapia Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário