A palavra adolescer origina-se do latim e significa crescer , tornar-se maior , atingir maioridade.
Basicamente aadolescência envolve três vertentes conjugagas: o componente biológico, o sócio-cultural e o psicológico como:busca do próprio eu, tendências a se instalar em grupos, auto-afirmação, falta de conceitos de tempo, pois sãoimediatistas, condutas contraditórias, insegurança e agressividade, entre outros.
Portanto acredita-se que o usode drogas psicotrópicas nesta faixa etária encontra grande ressonância já que ela representa paliativo paraangústias que esses adolescentes enfrentam.
Na Vara da Infância e Juventude de Curitiba, o adolescente em atoinfracional é submetido à internação provisória por um período de até 45 dias. Tomando consciência destarealidade, tivemos a oportunidade de introduzir a Terapia Comunitária Criativa utilizando recursos como:
Temassugeridos de músicas de cantores conhecidos; Arteterapia: técnicas de pintura a guache, giz de cera, colagemcom vários tipos de papéis coloridos, modelagem com argila; Dinâmicas corporais: Bioenergética, com ritmos deRap, Balanço e Pagode e técnicas vivenciadas específicas para o resgate da auto-estima. Em 3 meses de trabalho,a Terapia Comunitária Criativa tem sido de grande aceitação e estímulo para todos.
Foram atendidos 85adolescentes entre 13 e 18 anos de idade. Na expressão corporal e artística, estes jovens acessam suas emoções,potencializam sua personalidade, liberando-se das couraças e tensões acumuladas devido às exigências dasociedade democrática ao ajuste às regras de convivência social.
Quando compartilhamos juntos nossossentimentos, brotam soluções.
SOLUÇÃO É PERCEPÇÃO E PERCEPÇÃO É PREVENÇÃO!

O que é e para que serve a Terapia Natural ou Holística que hoje é conhecida e chamada oficialmente como Terapia Complementar? A visão da Terapia Complementar tem como fundamento a relação de harmonia que se faz entre o homem e o Universo. Na visão holística somos um todo em três - mente, corpo e espírito e quando em ordem e equilíbrio somos saúde holística e perfeição natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário