Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.

Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.
Ciências Tradicionais Holisticas

sábado, 22 de março de 2014

Cura através dos Pés...

“ Nenhum outro órgão sensitivo consegue tocar o mundo ao seu redor, sentí-lo, percorrê-lo e manipulá-lo, como os pés e as mãos.”


A Reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos. Ela foi provavelmente praticada por vários povos, entre os quais os egípcios. No entanto foi no início do século XIX que a reflexologia tornou-se mais conhecida no Ocidente.


  
O nome reflexologia vem de pontos reflexos, aqueles em que são aplicadas pressões específicas durante a terapia. Os pés representam uma espécie de microcosmo do corpo, ou seja, todos os órgãos, glândulas e outras partes do organismo estão refletidos nos pés. Esse fenômeno também se repete na íris do olho, na orelha e nas mãos. Nos pés porém os reflexos são bem mais fáceis de localizar por que cobrem uma área maior, tornando possível aplicar pressão em pontos específicos com precisão.


 Os nossos pés são fundamentais para a manutenção da nossa saúde e do bem-estar, e podem fornecer informações preciosas sobre o estado geral do organismo. É esse o campo de estudo e trabalho da reflexologia podal, uma forma de massagem terapêutica nos pés capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, equilibrando não só o corpo todo mas também a mente e as emoções.


  Segundo a medicina tradicional indiana (Ayurveda), a medicina tradicional chinesa e outras tradições orientais, existe uma energia vital que forma tudo o que existe no mundo. Quando essa energia está em harmonia no corpo, o indivíduo encontra-se saudável. Quando há desequilíbrio, ocorre o mal-estar. O maus hábitos da vida contemporânea (má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc) ao longo do tempo podem aparecer em forma de doença.



 A reflexologia é um dos instrumentos para restabelecer, de forma natural, o equilíbrio do ser humano. Fazendo pressões com as mãos em determinados pontos dos pés é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo uma vez que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.


 
 A reflexologia trabalha com pontos de acupuntura e com os meridianos, mas apenas com aqueles existentes nos pés OU mãos. Seis meridianos passam pelos pés, mais especificamente entre os dedos, ligando-os a outras partes do corpo. Segundo a fisioterapeuta Eunice Ingham, a primeira reflexologista do Ocidente, a massagem terapêutica dos pés consegue eliminar bloqueios ao longo dos meridianos, estimulando o fluxo livre da energia vital e reequilibrando todo o sistema.


  A Reflexologia provoca algumas alterações no corpo, dentre elas:
 
 A) Relaxa o corpo;


 B) Descontrai os músculos;


 C) Melhora a circulação sangüínea, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes e a limpeza de toxinas celulares.


 D) Estimula a produção hormonal de endorfinas, que funciona no organismo como uma espécie de analgésico contra sensações de dor.


 E) É muito eficiente no combate ao estresse e seus efeitos maléficos.


 Aplicação da Reflexologia:


 Ao iniciar, lembre-se: o paciente precisa estar em uma posição confortável, permanecer em silêncio, respirar de forma tranqüila e ouvir música suave.


 
Peça que respire profundamente inspirando forte pelo nariz e soltando, como um alívio pela boca ( o ar deve passar largo pela garganta). Repita até sentir que o corpo relaxou e inicie o trabalho.


 OPCIONAL ...
Você pode incrementar, fazendo um escalda-pé com ervas e sal grosso, ou colocar predrinhas roladas (de rio ou cristais) em uma bacia com água morna para pisotear. Massageie bem os pés para depois pressionar as zonas reflexas. Use sua criatividade.

 Para os toques de reflexologia propriamente dita, toca-se 3 vezes cada ponto por pelo menos 5 segundos.
  
Há algumas PRECAUÇÕES E NÃO contra-indicações como se diz para a aplicação da reflexologia: (atenção deverá SEMPRE fazê-lo co PROFISSIONAL QUALIFICADO):

  • Caso de trombose ( pois a massagem pode deslocar o coágulo sangüíneo);
  • Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina)
  • Gravidez;
  • Fraturas ou lesões;
  • Varizes expostas;
  • Dermatites.
 A acção da reflexologia pode ser muito benéfica em MUITOS DISTÚRBIOS DE SAÚDE VERIFIQUE alguns tipos de problemas de saúde descritos a seguir:


 Dor de Cabeça: Com o polegar dobrado, estimula-se a área do hálux (dedão).
Coluna: Desliza-se o polegar, massageando a lateral interna no pé de acordo com a área desejada.( cervical, torácica, lombar, sacral, cóccix, cintura pélvica)

Vista Cansada: Com o polegar dobrado, pressione a área entre o segundo e o terceiro dedo do pés.


 Pressão: Para equilibrar a pressão, pressionar o ponto correspondente entre o quarto e o quinto dedo no dorso do pé, deslizando o dedo sobre a área.
Nervo Ciático: Massagear a região externa entre o maléolo lateral e o calcanhar.

Prisão de Ventre: No pé direito massagear a sola do pé no sentido do colo ascendente e transverso, no pé esquerdo massagear no sentido do colo transverso e descendente.


 Ansiedade: Com o dedo indicador dobrado, fazer movimentos circulares nas áreas referentes ao plexo solar.
Labirintite: Com o polegar dobrado, estimular os pontos reflexos da área do pé, entre o quarto e o quinto dedo.

Tensão no ombros: Estimular a parte lateral externa do pé.


Perna Inchada: Deslizar o polegar nas laterais da perna, entre o maléolo lateral e a cabeça da fíbula.
Artrite: Massageie os reflexos dos órgãos e áreas afetadas, bem como os pontos dos brônquios, pulmões e glândulas endócrinas.

Asma: Inicie o trabalhando os reflexos do plexo solar, aliviando estresse emocional. Passe a trabalhar os reflexos dos brônquios, pulmões, glândular endócrinas e tireóide.

Cálculos renais: Trabalhe os reflexos dos rins, pituitária, tireóide e paratireóides.

Colesterol alto: Trabalhe os reflexos da tireóide.

Obstipação: Estimule os reflexos do plexo solar, intestinos e reto.

Cordas Vocais: Para fortalecer massageie o 1° dedo na porção mais próxima ao segundo dedo. Trabalhe também os pontos da garganta.

Costas: Rigidez e dores, estimule os reflexos do cóccix e da espinha.

Diabete: Massageie os pontos do pâncreas, glândulas endócrinas, ris e fígado.

Digestão: Trabalhar reflexos do estômago, fígado e cólon, e os pontos da língua.

Enxaqueca: trabalhe os reflexos do plexo solar e cervicais, também do cólon e cóccix.

Equilíbrio do Cálcio: Trabalhe os reflexos das paratireóides.


Fadiga: Trabalhe os reflexos da tireóide, paratireóide e glândulas endócrinas, que regulam o tônus muscular.


Fígado: Trabalhe os reflexos para o fígado e tireóide.


Gases: trabalhe os reflexos do estômago, intestino grosso e reto.


Hipertensão: Inicie estimulando o reflexo do plexo solar. Determine então outros pontos sensíveis e estimule. Se o reflexo dos rins for trabalhado amplie até os reflexos da bexiga e ureter.


Inflamação: Qualquer que seja a origem da inflamação e o ponto onde acontece, pode ser aliviada pressionando o reflexo do Plexo Solar.

 http://centrodereflexologiadamadeira.blogspot.com.br/2011/08/cura-atraves-dos-pes.html

ESTRESS

O STRESS faz parte da sua vida. As opções do que fazer para impedir que isso aconteça são muitas, mas exigem reorganização de horários e, quase sempre, dinheiro: seja para uma aula de pilates, academia de ginástica ou terapia. No entanto, há meios de mandar a ansiedade embora sem exigir muito de você. Conheça quatro atitudes simples que podem ajudar a aliviar o estresse.

Respire
Não faça nada, apenas preste atenção ao ar que entra no seu corpo. "Aprendendo a controlar a respiração acabamos com todas as perturbações da mente e dos sentidos", afirma o médico David Frowley, especialista em terapia ayurvédica, sistema de cura tradicional da Índia. Segundo Frowley, nossa energia vem, basicamente, da respiração. "Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar"

Técnicas que ajudam a alavancar a motivação para malhar

É difícil encontrar alguém que esteja sempre motivado para ir à academia, correr, nadar, dançar ou fazer exercício físico que for. Por mais que a pessoa goste da atividade que pratica, altos e baixos na força de vontade são normais. "Nossa humanidade é instável por definição. É natural", explica a psicóloga Ana Kiyan.

Um dos conselhos do personal trainer Eduardo Colmanetti para sair do período de desânimo é criar novas metas. Esse objetivo pode ser quilos a mais para perder, centímetros de cintura para reduzir, músculos dos braços para aumentar, qualidade do sono para melhorar, ansiedade para diminuir ou qualquer outra necessidade que você identificar. O grau de dificuldade, porém, deve ser mudado gradativamente, já que algo muito rígido pode piorar ainda mais a motivação. 
Conheça técnicas que ajudam a alavancar a motivação para malhar
Outro ponto que não deve ser radicalizado é a dieta. Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos (pão, bolacha, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata) também afeta o humor. Ana ressalta ainda que restrições acentuadas na alimentação exigem um sacrifício disciplinar muito grande, tudo o que você não precisa quando já está desestimulado.

Focar na sensação que tem após malhar, em vez de só pensar na preguiça, é mais uma técnica que pode ajudar. Como se exercitar faz o organismo produzir endorfina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e relaxamento, algumas pessoas chegam até a ficar irritadas, ansiosas, depressivas, cansadas e com péssimo humor quando deixam de fazer atividades físicas.  
Conheça técnicas que ajudam a alavancar a motivação para malhar
A velha saída de encontrar uma companhia para se motivar também pode ser usada. Procure um amigo ou uma pessoa com quem se divirta. "Quando se vê o mundo mais colorido, se presta mais atenção nas pequenas coisas e assim a atividade deixa de ser vista como monótona", diz Colmanetti. Por isso, se seu colega de malhação também estiver desanimado, o tiro pode sair pela culatra.

Caso não ache ninguém para lhe acompanhar, um personal trainer pode ser a solução. Com treinos desenvolvidos especificamente para você e praticados nos horários que melhor se encaixam na sua agenda, malhação pode se tornar muito mais agradável. Além disso, a companhia de alguém com quem possa conversar e passar boas orientações sobre os exercícios também é motivadora. 
Procurar realizar exercícios no início do dia é outro segredo para se manter empolgado. Isso porque, segundo um estudo publicado no jornal Psychology and Health, existe uma certa quantidade de força de vontade limitada para cada dia. Portanto, à medida que as horas passam e as pessoas destinam atenção para outras atividades cotidianas, a motivação é perdida.

Independente da técnica utilizada para recuperar a animação, o importante, destaca Colmanetti, é não deixar a situação se estender por muito tempo. "Desmotivados não conseguimos despender energia suficiente para atividade nenhuma. Motivados, não só conseguimos realizar os exercícios com mais facilidade, como temos mais prazer e resultados".

TIMIDEZ

A timidez é um padrão de comportamento em que o indivíduo não interage ativamente de forma verbal ou não verbal, expressando pouco os seus pensamentos e sentimentos. A psicóloga e professora Denise Diniz, da Unifesp, classifica a timidez em dois tipos: a primeira é a situacional, que ocorre em ocasiões específicas. Já a outra é crônica e se manifesta em todas as formas de convívio social. 
Timidez
Esse comportamento faz parte da vida de muitas pessoas e, às vezes, é mal interpretado e considerado um sinal de antipatia. No entanto, Bernardo Carducci, especialista em timidez da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, conta que é preciso procurar entender essas pessoas, em vez de tentar mudá-las. "Não há nada de errado em ser tímido. O problema com a timidez é não entendê-la e deixá-la te controlar, em vez de você controlá-la", aconselha. Ao saber conviver bem com isso, é possível até mesmo usufruir de vantagens. Saiba quais são elas: 
1- A timidez evita que as pessoas dominem as conversas

É comum as pessoas quererem falar e não se interessarem pelo que o outro tem a dizer. Um tímido, pelo contrário, pode ser um excelente ouvinte. "Demonstrar um interesse pelo outro, dar lugar para que o outro se coloque, são algumas das qualidades de uma pessoa mais tímida", ressalta a psicóloga Anna Hirsch Burg, do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas. Ela afirma que, quando a pessoa sempre tem que falar e ocupar o "centro do palco", pode ser sinal de grande insegurança - e até maior que a de alguém tímido. 
Timidez
2- Preserva a sua vida pessoal e a sua imagem

O tímido, por não expor muito seus pensamentos e sentimentos e apresentar certo "acanhamento" - incômodo ou inibição nos relacionamentos interpessoais -, preserva a sua imagem e não se expõe demais perante os outros nas situações cotidianas. De acordo com a coordenadora do setor de gerenciamento de estresse e qualidade de vida da Unifesp, Denise Diniz, um dos aspectos positivos desse tipo de atitude é a defesa. A pessoa acaba tendo uma atitude de cautela, buscando a atitude adequada para a situação. O tímido preserva a sua vida pessoal, apresenta um baixo volume de voz e costuma ser uma pessoa mais comedida. 
3- As pessoas se aproximam de tímidos com interesse genuíno

Alguns tímidos transmitem paz e tranquilidade. A psicanalista Anna Burg enfatiza que, muitas vezes, pessoas caladas e tímidas são vistas como alguém que não fala porque está escondendo o "ouro", ou seja, alguém muito sábio, que pensa para falar e tem respostas geniais para os problemas. Dessa forma, as pessoas tímidas podem ser requisitadas de maneira genuína para se tornarem amigas. Por serem mais discretas, costumam guardar melhor os segredos dos outros e esta é uma qualidade que aumenta a confiança, imprescindível em qualquer amizade.  
4- São mais cautelosos na hora de se relacionar

A timidez pode servir como o comportamento de adaptação a novos relacionamentos. "Para o começo de relações amorosas ou de amizade, essa cautela do tímido pode ser muito benéfica", adverte a psicóloga Denise. Passada a inibição, cautela e, até mesmo, o medo inicial, o tímido consegue conviver bem com a outra pessoa e só aprofunda a relação quando sabe que o outro também é de confiança e merece respeito e amizade. Dessa forma, eles se decepcionam menos com as suas relações e só investem o seu tempo e o seu carinho em pessoas que fazem por merecer. 
5- A timidez evita ofensas desnecessárias

Por não falar tudo o que pensa e ser comedido com as palavras, o tímido evita fazer comentários desnecessários, e assim, não ofende as outras pessoas com "excesso de sinceridade" e de palavras. De acordo com os especialistas entrevistados, vivemos em uma sociedade que exige que as pessoas sejam lindas, inteligentes e extrovertidas. Por conta disso, a timidez pode ser até vista como ruim para os outros, mas não é necessariamente um mal para o tímido. Se esse tipo de comportamento é só mais um fator da sua personalidade e você convive bem com ele, não há razões para mudar a sua essência. Só é preciso preservar a sua autoestima e valorizar-se do jeito que você é.


http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/13468-descubra-cinco-aspectos-positivos-da-timidez

BEIJO



Que beijo é uma delícia, todo mundo já sabe, mas e os benefícios que ele traz para a saúde, você conhece? Esse gesto de carinho - quando praticado com amor e cumplicidade - pode desencadear reações no corpo todo, produzindo bem-estar, confiança e unindo ainda mais o casal.
 "A boca tem o mesmo número de terminações nervosas que a glande do pênis e o clitóris e, por isso, também é um canal de prazer", conta o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Junior, do ambulatório de sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conheça os benefícios dessa demonstração de afeto. 
 Melhora a circulação

A excitação que acontece durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo. A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca, contribui para o aumento da quantidade de sangue oferecida aos tecidos. "Essa intensificação da circulação nutre as células e até ameniza dores no corpo, como a enxaqueca e a dor de cabeça", explica Amaury Mendes. 



 http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/15021-oito-bons-motivos-para-voce-beijar-mais

FELICIDADE



Para muitos, ela está ligada ao dinheiro. Para outros, o amor é quem define. Há também quem relacione à saúde. É difícil achar uma definição absoluta para felicidade e é impossível encontrar quem jamais tenha pensado nela. Para a psicóloga Angelita Scardua, pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, a felicidade é bem mais do que uma condição emocional.

 "Ela é um estado de disposição, que nos leva a manter relações positivas com as pessoas e as situações ao nosso redor", afirma. "Mas é preciso entender que nunca teremos tudo. A felicidade inclui as experiências negativas e depende de você o impacto que elas terão em sua vida". Assim, para você descobrir se é realmente feliz, o Minha Vida elaborou o teste a seguir com a supervisão da especialista.

Autoestima depois do fim de um relacionamento

Especialista dá dicas de como superar o trauma do fim de um namoro


Há poucas coisas que superam a dor do término da uma relação a dois. Ainda mais quando o ponto final é inevitável após uma traição ou um "eu não te amo mais". Apesar da distância entre a separação e a volta por cima ser longa, é possível encarar o momento com serenidade e espantar a tristeza para voltar a ter uma vida social e amorosa depois do trauma.

A falta de lealdade do parceiro ganha dimensões diferentes em cada situação. "Superar uma traição é muito difícil, mas depende do histórico e da dinâmica da relação e também do significado que representa para cada um. Em alguns casos, ela se torna um elemento de estímulo de uma relação 'morna' e sem grandes impactos. De toda forma, superá-la implica em crédito e desejo de investir em uma relação, buscando compreender o processo e o papel de cada um neste caso", explica doutora em psicologia social Maria Izabel Calil Stamato. 
Recupere a autoestima depois do fim de um relacionamento
 
 
Momento traumático
Para seguir em frente depois de um rompimento traumático é necessário desenvolver objetivos para se fortalecer e se curtir para estar apto a um novo envolvimento. De acordo Maria Izabel, o tempo para toda essa transformação é definida pela própria pessoa e depende de uma série de fatores que não estabelecem medidas de tempo convencionais. "Um ano, um mês, um dia? Não há prazos estabelecidos para se recuperar de um término de relação", explica a psicóloga.

De acordo com a profissional, o primeiro passo para dar "adeus" à melancolia é investir em si mesmo. "Sem dúvida, ser preterido sempre traz prejuízos à autoestima, pois, após o momento inicial de raiva e de culpabilização do outro, a pessoa tende a atribuir a si mesma a responsabilidade pela perda, dando ênfase aos aspectos negativos de seu comportamento e se sentindo um 'lixo' por não ser capaz de manter um relacionamento", explica.


Recupere a autoestima depois do fim de um relacionamento

 superar o trauma do fim de um namoro


Há poucas coisas que superam a dor do término da uma relação a dois. Ainda mais quando o ponto final é inevitável após uma traição ou um "eu não te amo mais". Apesar da distância entre a separação e a volta por cima ser longa, é possível encarar o momento com serenidade e espantar a tristeza para voltar a ter uma vida social e amorosa depois do trauma.

A falta de lealdade do parceiro ganha dimensões diferentes em cada situação. "Superar uma traição é muito difícil, mas depende do histórico e da dinâmica da relação e também do significado que representa para cada um. Em alguns casos, ela se torna um elemento de estímulo de uma relação 'morna' e sem grandes impactos. De toda forma, superá-la implica em crédito e desejo de investir em uma relação, buscando compreender o processo e o papel de cada um neste caso", explica doutora em psicologia social Maria Izabel Calil Stamato. 
Recupere a autoestima depois do fim de um relacionamento
Momento traumático
Para seguir em frente depois de um rompimento traumático é necessário desenvolver objetivos para se fortalecer e se curtir para estar apto a um novo envolvimento. De acordo Maria Izabel, o tempo para toda essa transformação é definida pela própria pessoa e depende de uma série de fatores que não estabelecem medidas de tempo convencionais. "Um ano, um mês, um dia? Não há prazos estabelecidos para se recuperar de um término de relação", explica a psicóloga.

De acordo com a profissional, o primeiro passo para dar "adeus" à melancolia é investir em si mesmo. "Sem dúvida, ser preterido sempre traz prejuízos à autoestima, pois, após o momento inicial de raiva e de culpabilização do outro, a pessoa tende a atribuir a si mesma a responsabilidade pela perda, dando ênfase aos aspectos negativos de seu comportamento e se sentindo um 'lixo' por não ser capaz de manter um relacionamento", explica.
É possível encarar o fim de um namoro com serenidade e voltar a ter uma vida social e amorosa depois do trauma
As consequências da perda de confiança também se potencializam por conta do universo social que vivemos. "Lembrando que as intensas cobranças e exigências da sociedade para que todos sejam desejáveis e invejáveis, o que significa ter um relacionamento perfeito e feliz, acabam intensificando a negatividade da autoestima e ampliando o sofrimento de quem é abandonado", ressalta a especialista.

Dicas para enfrentar o fim
Assim que o término do namoro ou casamento acontece, seja por traição ou qualquer outro motivo, comece a agir. Segundo Maria Izabel, o ideal é tentar contar o término para parentes ou amigos. Dessa forma você consegue assimilar dentro de você mesmo os lados negativos do relacionamento e sentir a necessidade de mudança.

Mania entre boa parte das pessoas e péssimo para a "reabilitação", voltar a falar com o ou a ex é considerado por alguns especialistas como uma armadilha. Espere, ao menos, dois meses para que seu coração volte aos trilhos. 
Recupere a autoestima depois do fim de um relacionamento
Outra saída que se torna valiosa nestes casos é simples: mexa-se. Procure fazer atividades que reúna as pessoas que possuem os mesmos interesses que você. Faça exercícios, o que libera endorfina (que permite trazer bem-estar), e outros programas que multipliquem a alegria. Aproveite e se jogue, inclusive, em atividades que seu ex não gostava de fazer.

Após perceber os primeiros sinais de mudança dentro de si mesmo, note que está na hora de anunciar a novidade e altere alguma coisa no exterior. Mude a ordem dos móveis da casa, corte e pinte o cabelo, use aquele esmalte que você tanto queria e aposte em visuais que ressaltem sua beleza. Cuidar de si mesmo faz um bem incrível, principalmente neste momento.  

Caso em algum momento sinta raiva do que aconteceu grite, extravase com exercícios e canalize essa energia para algo útil, como cuidar da própria casa. "O término de um namoro representa uma perda afetiva e, neste sentido, a pessoa que é preterida vive um processo de luto e de intenso sofrimento. Entretanto, não há fórmulas prontas para superar situações de perda, mas um elemento fundamental sempre é compreender o que esta perda representa na vida da pessoa, seu significado, trabalhar para transformar a situação em um processo de crescimento, que favoreça futuras relações", diz Maria Izabel. 


quinta-feira, 13 de março de 2014

comportamentos

A neurociência pinta um quadro complicado da criatividade. Atualmente, os cientistas entendem a criatividade como algo bem mais complexo do que a divisão do cérebro em hemisférios direito e esquerdo nos leva a pensar (a teoria de que o lado esquerdo do cérebro = pensamento racional e analítico e o lado direito = pensamento criativo e emocional).
Na realidade, acredita-se que a criatividade engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.
E, psicologicamente falando, pessoas com personalidade criativa são difíceis de definir, especialmente por serem complexas, paradoxais e geralmente evitarem hábitos ou rotinas.
E esse não é apenas um estereótipo do “artista torturado” – os artistas podem de fato serem pessoas mais complicadas. Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa.
"O autoconhecimento é de fato difícil para pessoas criativas, pois o ser criativo é mais complexo do que o não criativo”, afirmou Scott Barry Kaufman, psicólogo da New York University que passou vários anos pesquisando a criatividade, em entrevista ao The Huffington Post.
"As coisas que mais se destacam nas pesquisas são os paradoxos do ser criativo… Pessoas com imaginação aguçada tem mentes mais ‘bagunçadas’ ”.

A importância do toque


O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo mesmo depois que a visão e a audição começam a desaparecer. Bebês e crianças dependem do tato para aprender sobre o mundo. No contato com a boca, aprendem sobre temperatura e textura, por exemplo. É pelo tato que as crianças passam a refletir sobre higiene e até sobrevivência. Quem nunca foi queimado num ferro de passar roupa ou nunca levou um choque elétrico? Pelos mesmos motivos, o toque é importante para os adultos. Você conseguiria imaginar um mundo regido por computadores em que não houvesse toque? Dá para pensar em um cirurgião ou em um artista plástico que não sentisse seus instrumentos de trabalho?
Fundamental no crescimento, desenvolvimento, comunicação e aprendizado do ser humano, o toque também é essencial para o conforto e a auto-estima. O primeiro estímulo sensorial da vida humana vem da sensação de toque quando ainda estamos no útero. A primeira ligação emocional de uma criança é construída a partir do contato físico com os pais – base de seu futuro desenvolvimento emocional e intelectual. Na fase adulta, temos em média 1,67 metro quadrado de pele, um órgão sensitivo em constante alerta para receber mensagens. “Pele é o que nos dá a noção de interior e exterior nas nossas vidas”, diz o psquiatra Geraldo Massaro. “A permissão ao toque vai depender da segurança que o indivíduo tiver sobre si mesmo e das condições que o meio externo dá a ele para que se sinta seguro.”
Há ainda muitas questões abertas no que diz respeito ao estímulo tátil no desenvolvimento das pessoas. Uma delas é se aquelas pessoas que receberam mais contato físico no começo da vida apresentam menos senilidade na velhice. Também não se sabe se os efeitos da privação do toque podem ser revertidos mais tarde. Mas sabe-se, com certeza, que a privação deixa seqüelas graves.







Massagem e Massoterapia


  (Massagem Terapêutica)?

Sergio Medina trabalhando na cadeira de massagem
Massagem é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, emocionais, lúdicos e sexuais.
A massagem além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.
O que é Massoterapia ( Massagem Terapêutica ) ?
Em torno de 10 anos atrás no Brasil, a massagem era classificada em 3 ramos bem distintos: relaxamento, Desportiva e Estética.  A Massagem Terapêutica, vem sendo utilizada desde os primordios para aliviar algo incômodo, assim como a dor muscular, dores de cabeça, torcicolo, problemas circulatórios, cuidados nos grupos especiais: idosos, diabéticos, hipertensos, obesos, gestantes e outros.
Na minha experiência clínica, acredito que para aprendermos a trabalhar com a massagem terapêutica, primeiro é necessário aprender as técnicas de massagem Clássica ( sueca ) – Relaxamento e Tonificação, e através das técnicas aprendidas o profissional começará a trabalhar com mais segurança os protocolos terapêuticos, pois já estará familiarizado com as principais técnicas manuais da massagem. E não podemos de deixar de salientar o grande ícone da massagem sueca, o sueco PER HENRICK LING do século XIX, onde o próprio designava como massagem holística, justamente por ter buscado conhecimentos na China.
Então podemos dizer que a Massagem Terapêutica previne, trata e auxilia nas diversas disfunções orgânicas, e nos cuidados de grupos especiais, assim como aqueles citados acima, dentre outros.
 Quais são os tipos de massagem, e para que serve cada um ?
Na realidade existem 2 ramos: a Ocidental e a Oriental. enquanto a primeira estuda a nossa fisiologia do sistema circulatório, a outra estuda a fisiologia energética. Mas com o mesmo objetivo em comum de tratamento, apenas de forma muitas vezes bem diferente de trabalhar. Podemos citar como exemplo a massagem Sueca e a Californiana como ocidental; e as massagens SHIATSU e o TUI NA como Oriental.
Quais os benefícios trazem à saúde e mente ?
Como a massagem é uma terapia holística, onde vemos o indivíduo como um todo, onde centramos no doente e não na doença, existem os efeitos diretos nos tecidos moles ( pele, músculo e gordura ), nas mobilizações articulares e alongamentos; e o efeito indireto – psicológico, de sensação de bem estar e relaxamento.
Existem contra-indicações na massagem ?
As contra-indicações são: processo inflamatório, estado febril, lesões agudas ( traumatismos, luxações, dsitensões e entorses ) – primeiro tratar com gelo, trombose, vários tipos de problemas de pele ( contagiosa e não contagiosa ), estados hemorrágicos, pessoa em estado crítico ou extremamente debilitado, Gestantes ( 3 primeiros meses ) e sempre com orientação médica.
Quem pode executar essas massagens ? Existem cursos específicos ?
Geralmente a maioria dos bons cursos hoje exige no mínimo ensino médio como pré-requisito. Acredito que para o aluno sair com uma boa informação tanto teórica como prática, precisa de no mínimo de 120 horas de curso, e que pelo menos ofereça estágios supervisionados com mais 40 horas.
TODO MUNDO TEM O PODER DO TOQUE, o curso vai preparar, orientar e trabalhar a habilidade sensorial das mãos e outras partes do corpo, proporcionando ao indivíduo: o que fazer, como fazer, para que fazer e quando fazer.
Mais aplicações da massoterapia:  A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática. A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.
A massagem também pode melhorar o humor das pessoas,  aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados. Porém, você deve ter cuidado com afirmações de aplicações milagrosas da massoterapia. Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.
 O Tocar
Tocar é definido como “ação, ou um ato de sentir alguma coisa com a mão etc.”. O termo operacional é sentir. Embora o tato não seja em si uma emoção, seus elementos sensoriais induzem alterações neuronais, glandulares, musculares e mentais que, combinadas, denominamos emoção. Disto decorre que o tato não é sentido como uma simples modalidade física, como sensação, mas também, efetivamente, como emoção.
A massagem tem aplicação estética?
Observações clínicas indicam que massagem em membro imobilizado por semanas resultou em melhora na aparência e textura da pele. A estimulação do sistema linfático, pela drenagem linfática, teria aplicação no tratamento de celulite por causa da eliminação de líquidos. Clínicas de beleza, salões e spas oferecem massagem estética com aplicação de cremes e outros linimentos.

 http://sergiomedina.com/2007/06/29/a-linguagem-do-contato/

Meditação

Sangye Khadro, How to Meditate (Wisdom Publications)
Domar a mente e trazê-la à compreensão da realidade não é um trabalho fácil. Requer um processo lento e gradual de ouvir e ler explicações sobre a natureza das coisas; pensar e analisar cuidadosamente esta informação; e finalmente transformar a mente através da meditação.
A mente pode ser dividida em consciência sensorial — visão, audição, olfacto, paladar, tacto — e consciência mental. A consciência mental vai desde as nossas experiências mais grosseiras de ódio ou desejo, por exemplo, até o nível mais subtil da calma e claridade completas. Ela inclui nossos processos intelectuais, nossos sentimentos e emoções, nossa memória e nossos sonhos.
A meditação é uma actividade da consciência mental. Ela envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se unidirecionadamente em um objecto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objecto de devoção, ou se comunicar com nossa sabedoria interna. Seu objectivo final é despertar um nível muito subtil de consciência e usá-lo para descobrir a realidade, directa e intuitivamente.
Esta consciência directa e intuitiva de como as coisas são é conhecida como a iluminação, e é o resultado final da prática budista. O objectivo de alcançá-la — e a força condutora por trás de toda a prática — é para ajudar os outros a alcançá-la também.
Há muitas técnicas de meditação diferentes e muitas coisas com as quais a mente deve se familiarizar. Entretanto, a meditação não é simplesmente um questão de se sentar uma postura específica ou de respirar de um modo específico; é um estado da mente. Apesar dos melhores resultados geralmente virem quando meditamos em um lugar quieto, podemos meditar enquanto estivermos trabalhando, caminhando, andando de ónibus ou cozinhando um jantar. Um meditador realizou a vacuidade quanto estava cortando madeira e um outro atingiu a concentração unidirecionada enquanto estava limpando a sala de seu professor.
Primeiro, aprendemos a desenvolver o estado meditativo da mente na prática formal, sentada, mas uma vez que estejamos bem nisso, podemos ser mais livres e criativos, e podemos gerar este estado mental a qualquer hora, em qualquer situação. Então, a meditação terá se tornado um meio de vida.
A meditação não é uma coisa estrangeira ou inadequada à mente ocidental. Há diferentes métodos praticados em diferentes culturas, mas todos eles compartilham o princípio comum de que a mente simplesmente se torna familiar com vários aspectos de si mesma. E a mente de cada pessoa, oriental ou ocidental, tem os mesmos elementos básicos e experiências básicas, o mesmo problema básico — e também o mesmo potencial.
A meditação não é um espaçamento ou uma fuga. De fato, é ser totalmente honesto com nós mesmos: dar uma boa olhada no que estamos fazendo e trabalhando, para nos tornarmos mais positivos e úteis, para nós e para os outros. Há tanto aspectos positivos quanto negativos na mente. Os aspectos negativos — nossas desordens mentais ou, literalmente, nossas delusões — incluem a inveja, o ódio, o desejo, o orgulho e coisas assim. Elas surgem de nossa compreensão errónea da realidade e do apego habitual ao modo pelo qual vemos as coisas. Através da meditação, podemos reconhecer nossos erros e ajustar nossa mente para pensar e reagir mais realisticamente, mais honestamente.
A metal, final, a iluminação, é a longo prazo. Mas as meditações feitas com esta meta em mente podem e têm enormes benefícios a curto prazo. Assim que a nossa imagem concreta da realidade se suaviza, desenvolvemos uma auto-imagem mais positiva e realista, e assim ficamos mais relaxados e menos ansiosos. Aprendemos a ter menos expectativas irrealistas das pessoas e coisas ao nosso redor, e portanto encontramos menos desapontamento; os relacionamentos melhoram e a vida se torna mais estável e satisfatória.
Mas lembre-se, os hábitos de toda uma vida são teimosos. Já é muito difícil simplesmente tentar lembrar de nosso ódio e inveja, mas muito menos em fazer um esforço de deter a velha tendência familiar de sentir ou analisar suas causas e seus resultados. Transformar a mente é um processo lento e gradual. É uma questão de liberar a nós mesmos, pouco a pouco, dos padrões instintivos e nocivos de se tornar familiar com os hábitos que necessariamente trazem resultados positivos — para nós e para os outros.
Há muitas técnicas de meditação, mas todas podem ser incluídas em duas categorias: estabilizadoras e analíticas.

BIODANÇA:


(É A FORMA POÉTICA DO ENCONTRO HUMANO)

Ativa o núcleo afetivo
Promove a integração
Pensamento/ ação
Indivíduo/ espécie
Natureza
Desenvolve uma dinâmica de compromisso com a vida

BIODANÇA  É UM SISTEMA QUE VISA:
O desenvolvimento  humano
A renovação existencial a partir da consciência de si mesmo e da elevação
da auto estima

A BIODANÇA COMBINA:
Gesto;
Palavra;
Canto;
Música;
Emoção, movimento e ação, realizando o trânsito, regressão- progressão por
alteridade.

ATIVIDADE BIODANÇA EM GRUPO REGULAR
A Biodança é uma forma lúdica de desenvolvimento humano. Sua prática é especial
no combate ao stress e na busca  do bem estar pessoal individual e em grupo.
O desenvolvimento e a renovação existencial de cada participante no grupo de
Biodança acontece a pelo contato direto do praticante com a música e o movimento
gerado por exercícios e danças em vivências compartilhadas pelo grupo em sessões
mensais ou semanais em tempo de convivência.
Praticar Biodança é um eficiente instrumento de ajuda no o sentimento sagrado pela vida, o quanto a vida é uma dádiva dos Deuses e na nossa cultura consumista esta cada vez mais nos afastando desse presente divino, transformando-o em tormento.

Por isso propomos com tema "Sacralização do Tempo Vivido"

BIODANÇA A DISCIPLINA DO 3º MILÊNIO
A Biodança não é transgressão, e sim uma nova sugestão que privilegia a valorização e sacralização da vida a partir do desenvolvimento do potencial genético humano em 5  linhas de vivência: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência.

A Biodança considera fundamental desenvolver as categorias do movimento humano
e os princípios que facilitam os encontros humanizados. A prática dessa metodologia
cria e facilita o desenvolvimento da nossa auto-estima e a manifestação da nossa
identidade individual, de grupo, da nossa espécie e das nossas instituições
de forma biocêntrica.
Mediante a música, o gesto e o movimento gerado por exercícios e danças, acontece
o desenvolvimento, a restauração e a renovação existencial humana, resgatando-se
a alegria de vivermos a harmonia conosco mesmo, com nosso semelhante, nossa
espécie, com a natureza e todo o universo.
Praticar Biodança é essencial e vital.


http://bio-danca.blogspot.com.br/

Biodanza

  Quatro Elementos
    
 Vivência Arquetípica de Terra, Fogo, Ar e Água
As dificuldades de sonhar e transcender estão ligadas em parte pela inibição do elemento Ar, este elemento é responsável pela leveza frente a vida e a busca por grandes aspirações.
O simbolismo arquetípico dos quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, permitem uma abordagem profunda da identidade pessoal, cada indivíduo traz em si as características arquetípicas dos quatros elementos em diferentes proporções. As maiores dificuldades enfrentadas na existência se produzem quando alguma das características dos elementos não pode manifestar-se, ou quando há desequilíbrio entre suas expressões arquetípicas, gerando desarmonia interna.
As pessoas que tem o componente Terra acentuadamente presente no seu caráter são realistas e práticas, porém  falta-lhes leveza interior para idealizar seus caminhos e realizar seus sonhos.
As pessoas que faltam traços da Água em sua composição não conseguem dissolver as dificuldades e não tem fluidez para desviar dos obstáculos, faltando-lhes a capacidade adaptativa.
Os problemas afetivos e eróticos podem ser atribuídos em parte pela falta do elemento Fogo na composição do caráter. O comportamento e as atitudes destas pessoas são desprovidos de energia e não conseguem “acender” afetos profundos.
A vivência arquetípica dos quatro elementos se propõe a potencializar a expressão do elemento que está bloqueado mediante o movimento corporal e cerimônias vivenciais de cada elemento.
http://bio-danca.blogspot.com.br/

terça-feira, 11 de março de 2014

Bambuterapia


Bambuterapia está na moda.
Apesar de no Brasil encontrar-se uma das maiores diversidade de bambu, principalmente nos Estados do Amazônia e da Bahia, foi na França que surgiu a idéia de se utilizar esta incrível espécie vegetal, como instrumento de trabalho terapêutico e estético, o qual corretamente preparado, permitiu abrilhantar o campo das terapias alternativas.
Trata-se de uma inovação muito bem vinda e  pela facilidade em que possibilita a promoção de tratamento facial e corporal, massagem relaxante, acupressura, drenagem linfática e relaxamento, tem ganhado adeptos em vários países é a vedete do momento conhecida nos spas como a massagem das sensações. Em nosso país, esta técnica, em que as varetas de bambu agem como se fossem um prolongamento de nossos dedos, foi apresentada pela primeira vez em agosto de 2006, pelo fisioterapeuta Gill Amasallem, no 14° Congresso Científico de Estética no RJ. O kit de bambu utilizado nesta técnica é composto normalmente de 09 varetas com variação no comprimento e no diâmetro. As varetas devem ser devidamente preparadas para evitar o risco de lesões na pele do cliente. Ou seja, a superfície das mesmas tem que estar perfeitamente lisas, pode-se para tanto, utilizar lixas com granulações apropriada, o uso de verniz não é recomendado já pode causar alergia.
A escolha das varetas durante as manobras depende da parte do corpo a ser trabalhada  e do tipo de toque que se queira aplicar, ou seja, as varetas maiores permitem um toque mais intenso enquanto a menores são usadas para um toque mais sutil e também estímulos de pontos da acupuntura. Não há necessidade de trocar de kit para o atendimento de cada cliente, basta que no final de cada seção faça assepsia com uso de álcool a 70%.

Bioenergética


A Massagem Bioenergética tem como definição ser uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Essa ênfase dada ao corpo inclui sexualidade, respiração, movimento, sentimento e auto-expressão.
Massagem bioenergética
Seu objetivo é ajudar o indivíduo a retornar sua natureza primária, que se constitui na sua condição de ser livre, seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo.
A função mais comum e eficaz da massagem é relaxar o corpo, mente e, consequentemente, aliviar a tensão do dia a dia.
No aspecto físico, a massagem destina-se a melhorar os sistemas circulatório, muscular e nervoso. No plano psicológico e emocional, os efeitos calmantes e tranquilizantes da massagem tem ajudado muitas pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, permitindo-lhes enfrentar de maneira mais construtiva os problemas e as preocupações do dia a dia e recuperar a auto-confiança e conseguir o relaxamento.
Em minhas palavras, essa técnica de massagem é uma forma de equilibrar mente e espírito através do toque. De acordo com cada personalidade, cada tipo de corpo e cada essência do ser, a massagem é focada no seu ponto em desequilíbrio.
Digo que é uma técnica terapêutica personalizada para cada indivíduo; nunca sendo igual de um ser para o outro.
E como de costume, a Massagem Bioenergética também agrega a Aromaterapia através do óleo ou creme corporal.
De uma forma mais técnica, a Bioenergia tem a função de retirar energias ruins para dar vazão a energias boas.
Terapeuta e cliente entram em sintonia em meio à energias diferentes: Energia de cura (Terapeuta, Massagista) e energia em desequilíbrio (cliente) que se transformam em uma só energia em equilíbrio.
A respiração é a base dessa massagem, pois é através dela que a energia se renova.
Os problemas da mente geralmente refletem no corpo através de alguma dor ou mesmo alguma doença que muitas vezes são incompreendidas de forma correta. A Massagem Bioenergética ajuda a pessoa a identificar essa dor/doença com algum sentimento/pensamento em desequilíbrio e ajuda a proporcionar uma melhora.
Toda doença e toda dor tem um motivo e um porquê que quando passamos a identificá-los, o tratamento fica muito mais fácil de ter ótimos resultados.
Essa técnica terapêutica é pura energia e na minha opinião, é a melhor que já experimentei até hoje. Mas deixo claro que essa é uma terapia complementar, como tantas outras que nunca deve ser substituída pela medicina tradicional.
Não só a Massagem Bioenergética, mas qualquer outra técnica de massagem têm a mesma base: Proporcionar bem-estar físico e mental.
Tenho um carinho e um respeito muito grande por essa técnica que me ajudou muito em um momento de desequilíbrio e indico à todos que se dispuseram a ler estas linhas que experimentem pelo menos uma sessão para sentir a energia do corpo sendo renovada.
Como cada indivíduo é diferente do outro, alguns sentirão muito mais fácil que outros a energia, mas uma coisa posso dar certeza é que o relaxamento do corpo e mente serão de fato proporcionados.

Quick massagem


 Benefícios E Vantagens
  • Reconecta o individuo consigo mesmo, com os outros, com seu meio ambiente.
  • Supera os principais obstáculos da massagem tradicional realizada na maca.
  • É praticada com a pessoa sentada sem que haja necessidade da pessoa despir-se (uma boa parte dos meus clientes prefere tirar a camisa e que seja passado um creme ou óleo).
  • Não exige um lugar especialmente reservado, isto é, pode ser praticada em diversos lugares: shopping (o mais comum), parques, na rua, navios, praia, aeroportos, em casamentos, em eventos, in company (na empresa) etc.
  • Não ocupa muito tempo do cliente, pois além de poder ser aplicada no próprio local de trabalho do mesmo, apenas 15 minutos já é o suficiente.
  • Custa pouco.
  • Costuma promover mais do que promete, ou seja, não é terapêutica, mas acaba tendo um resultado terapêutico.
  • Tem mudado profundamente a relação que a sociedade tem com o toque.
  • Diminuição da tensão da musculatura do pescoço, ombros, região lombar e quadris.
  • Aumenta a circulação do sangue.
  • Desbloqueia os principais meridianos consequentemente melhorando o funcionamento de todos os órgãos correspondente aos mesmos.
  • Aumenta a disposição.
  • Produz relaxamento e bem estar geral.

Pedras quentes



Pedras quentes
A utilização das pedras é uma terapia milenar bem relatada na história, quando povos de várias origens utilizavam as pedras como tratamento, nos  rituais de cura, purificação, relaxamento, aliviando cansaço muscular, e usando pedras dos rios (seixos) aquecidas para friccionar nas áreas doloridas, aliviando as dores. Nesta terapia, usamos o conhecimento em massoterapia e termoterapia.

Termoterapia

É a atuação da temperatura para fins terapêuticos. Com as pedras podemos realizar uma massagem muito mais profunda, sem que haja muita dor no cliente. Como as pedras fazem parte da natureza, e ao longo do seu tempo elas recebem raios solares, vento e água, acredita-se na energia que podem carregar. Acredita-se também que, quando um fluxo de energia do nosso corpo está desequilibrado, distúrbios e doenças podem se instalar. As pedras em nosso corpo podem reequilibrar nosso campo energético.

Drenagem linfática


E Os benefícios

Mulher recebendo drenagem linfática no rosto
Drenagem linfática no rosto
A drenagem linfática pelo método do Dr. Vodder utiliza pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contratações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo deles.
As manobras consistem em círculos ou espirais num plano oblíquo à superfície tratada, aumentando-se gradativamente a pressão até a metade do círculo e em seguida relaxando-se também gradativamente. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático, o que implica no conhecimento do percurso das principais vias linfáticas e de seus afluentes.
As manipulações têm como objetivo direto o aumento do volume da linfa pelos capilares linfáticos e o aumento da velocidade de seu transporte através dos vasos e dutos linfáticos. Ao alcançar-se estes objetivos, exerce-se uma influência considerável sobre outras funções biológicas.

A drenagem linfática manual tem influência DIRETA sobre

  • a capacidade dos capilares linfáticos
  • a velocidade da linfa transportada
  • a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos
  • a quantidade de linfa processada dentro dos gânglios linfáticos
  • a musculatura lisa de arteríolas, metarteríolas e vasos linfáticos.
  • a musculatura esquelética
  • a motricidade do intestino
  • o sistema nervoso vegetativo
  • as imunorreações humorais e celulares

A drenagem linfática manual tem influência INDIRETA sobre

  • nutrição das células
  • oxigenação dos tecidos
  • desintoxicação do tecido intersticial
  • desintoxicação da musculatura esquelética
  • absorção de nutrientes pelo trato digestivo
  • distribuição de hormônios
  • aumento da quantidade de líquidos excretados

Trigger points


Trigger points
Trigger points, pontos de gatilho e tender points é a mesma coisa. Terapias com pontos de gatilho e uma técnica de terapia manual que envolve aplicações de pressão no tecido muscular para aliviar dores e disfunções no corpo. Normalmente a terapia com trigger points é feita junto com uma sessão de massagem. A técnica foi desenvolvida pelo médico Janet Travel nos Estados Unidos em 1940.

O que é trigger points?

Trigger points são areas doloridas no musculo. Há dois tipos de trigger points: ativo e latente. Os trigger points ativos causam dores musculares que se transferem para outras partes do corpo. Os latentes só emitem as dores quando pressionados. Trigger points são muitas vezes associados com síndromes de dores miofaciais ou fibromialgia. Esses pontos existem em todos os seres humanos é não devem ser confundidos com pontos de acupressura ou acupuntura que são energias bloqueadas. Os trigger points é um fenômeno físico que você pode sentir quando tocar.

O que causa os trigger points?

Eles tem varias causas. Entre eles, posturas forçadas, sobrecarga na musculatura, acidentes, estresse, frio, calor ou falta de nutrientes.
Vários destes pontos dão dores de cabeça, dores no pescoço e lombar, nervo ciatico, etc. Na massagem, o terapeuta pressiona o ponto ou cadeia de pontos de gatilho para alivar as dores e reeducar o corpo para se livrar das dores. Se o terapeuta acerta o ponto o alivio é imediato.

Terapias com gelo


Uma forma comum de tratar lesões é usar frio. Porém, não é muito eficaz e deve ser utilizado mais como alívio da dor, porque o frio não penetra o suficiente para parar um sangramento profundo. Pelo contrário, quando o frio for removido, os vasos sanguíneos expandirão, podendo intensificar o sangramento. É só lembrar como o rosto esquenta quando entra numa sala quente num dia bem frio de inverno.
Outro risco é que o alívio da dor engana a pessoa a acreditar que a lesão é menos grave do que realmente é, e que continua praticando esportes ou fazer uma outra atividade. Neste caso, há grandes riscos de piorar os danos.
Quando não há sangramentos internos o gelo pode ser muito eficaz para tratar dores em geral. Pode ser dores de articulações ou dores musculares, fatiga etc. Pode-se usar uma bolsa de gelo apropriado ou gelo dentro de um pano para aliviar a dor, mas nunca diretamente em contato com a pele.
O gelo também é eficaz de usar junto com uma atadura para parar um sangramento interno após uma lesão de esporte por exemplo. Aí uma atadura é aplicada com certa pressão para diminuir o inchaço e o gelo então pode ser colocado por fora da atadura principalmente com uma função analgésica.
A massagem de uma lesão só é feita apos 48 horas ou depois que tem certeza que não ha mais sangramento. Porque a massagem aumenta a circulação do sangue e vai proporcionar um sangramento Uma forma comum de tratar lesões é usar frio. Porém, não é muito eficaz e deve ser utilizado mais como alívio da dor, porque o frio não penetra o suficiente para parar um sangramento profundo. Pelo contrário, quando o frio for removido, os vasos sanguíneos expandirão, podendo intensificar o sangramento. É só lembrar como o rosto esquenta quando entra numa sala quente num dia bem frio de inverno.
Outro risco é que o alívio da dor engana a pessoa a acreditar que a lesão é menos grave do que realmente é, e que continua praticando esportes ou fazer uma outra atividade. Neste caso, há grandes riscos de piorar os danos.
Quando não há sangramentos internos o gelo pode ser muito eficaz para tratar dores em geral. Pode ser dores de articulações ou dores musculares, fatiga etc. Pode-se usar uma bolsa de gelo apropriado ou gelo dentro de um pano para aliviar a dor, mas nunca diretamente em contato com a pele.
O gelo também é eficaz de usar junto com uma atadura para parar um sangramento interno após uma lesão de esporte por exemplo. Aí uma atadura é aplicada com certa pressão para diminuir o inchaço e o gelo então pode ser colocado por fora da atadura principalmente com uma função analgésica.
A massagem de uma lesão só é feita apos 48 horas ou depois que tem certeza que não ha mais sangramento. Porque a massagem aumenta a circulação do sangue e vai proporcionar um sangramento

Ruptura muscular



Dependendo do caso é possível massagear uma ruptura muscular apos de 2 dias.
Distensão ou ruptura muscular é um acidente comum para atletas e ocorre muitas vezes em relação a um grande esticamento na força máxima, quando uma parte do músculo é esticada tanto que rompe.
Nos primeiros cuidados se coloca um torniquete que impede o inchaço, encurtando o tempo de reabilitação. A lesão se encontra normalmente na superfície do músculo.
 Os lugares lesionados mais comuns são no ventre muscular e na parte de transição músculo/tendão.
A lesão frequentemente afeta a unidade motora muscular com o maior liminar, sendo que esta parte trabalha ativamente apenas na carga máxima e, consequentemente, recebe menos treino do que outras unidades motoras. Isto é um dos motivos por ser menos resistente, o outro é que é formado em maior grau de fibras musculares brancas (rápidas), que são menos resistentes.
É comum começar a competir muito cedo após uma distensão ou ruptura muscular, porque treinando no 60-70% da sua capacidade não se sente o machucado e se aparenta totalmente recuperado. Porém, a parte machucada é encarregada apenas no esforço máximo. Portanto, é muito importante aumentar o esforço devagar-mente quando retomar o treino.
É importante começar logo com atividades leves depois de uma lesão. Quando não se sente mais o machucado, deve repousar por mais uma semana pelo menos. Depois, a parte machucada pode ser testada ao máximo no treino e só a partir disso poderá eventualmente retomar a competição. É fácil entrar num círculo vicioso de novas rupturas com mais cicatrizes e deficiências. Se todo o músculo se rompeu, tem que ser costurado para funcionar novamente.
Ao diagnosticar a lesão, a primeira questão é como surgiu. Dor repentina no momento de grande esforço indica distensão/ruptura. Uma “abertura” pode às vezes ser palpável onde a ruptura ocorreu. Há dor e dificuldade de contração. Muitas vezes, um sangramento distal à lesão é visível alguns dias depois do acidente, o chamado hematoma de redução.
Algumas causas possíveis:
  • Lesão anterior
  • Treinamento inadequado
  • Dureza – rigidez
  • Alongamento inadequado
  • Cansaço
  • Esforço máximo
Tratamento
  • Repouso ativo por alguns dias
  • Massagem após 2-4 dias ou mais
  • Testes
  • Treino muscular que aumenta gradativamente
A massagem só é feita depois que não há mais sangramento interno para não aumentar o fluxo de sangue.
 A massagem desportiva ajuda a remover excessos de líquidos apos o acidente.

Drenagem Linfática


Varizes e

Drenagem Linfática é bom para evitar varizes.
Calcula-se que 20% da população tenham varizes, as causas que levam a isto são: idade, ser do sexo feminino, obesidade, temperatura elevadas, tabagismo, gravidez, sedentarismo e consumo de anticoncepcionais.
Varizes são veias que aumentam de volume e assumem forma tortuosa e irregular sob a pele. Ocorrem principalmente nos membros inferiores. Além disso, existem as micro varizes, que são popularmente conhecidas como “aranhas” e que são menos evidentes e pouco importantes para a saúde do indivíduo. Dentre dos principais fatores que levam a formação de varizes está o mau funcionamento das válvulas presentes nas veias. Isso permite que o sangue retorne no sentido contrário ao que deveria percorrer nos vasos e pode levar ao acúmulo.
Alguns mecanismos favorecem retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, dentre eles os mais importantes são a bomba plantar que é o resultado do impacto sofrido pelos pés ao tocarem o chão e a bomba muscular da panturrilha que atua de forma semelhante a um coração toda vez que é contraída. Daí vem à importância de atividade física mesmo que moderada no combate à formação de varizes.
A massagem conhecida como a drenagem linfática também é um dos tratamentos para evitar varizes. Ele ajuda a circulação sanguínea retornar à coração e estimula a volta dos líquidos na corrente linfática. A drenagem linfática é muito mais eficaz como prevenção no sentido de evitar varizes do que para remover varizes já formadas.

REIKI TRADICIONAL USUI





Leia o artigo: Qual o Mestre de Reiki adequado, clicando aqui, e veja a importância de saber escolher um Mestre de Reiki

Reiki é onda de amor, harmonia e saúde que vem do Universo. Os reikianos, em todo o mundo, sentem esta onda, todos os dias, através de suas experiências.

O Método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética praticado a fim de manter ou recuperar a saúde. É um método de redução de estresse. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.

Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um Mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus, do Criador. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.

O método Reiki se encontra ao alcance de todos inclusive crianças, anciãos e pessoas doentes. Todos podemos ser um canal de energia Reiki, não existe limite de idade nem condição prévia alguma exigida.

  • O curso de reiki não é demorado podendo cada nível ser ensinado em seminários de apenas um dia.
  • É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento convencional.
  • Não é um sistema religioso, filosófico, com restrições e tabus. Não utiliza talismãs, preces, mentalizações, visualizações, fé ou qualquer objeto para sua aplicação prática.
  • A técnica não fica obsoleta, sendo a mesma há dezenas de anos
  • Após a sintonização energética ocorrida durante um curso de reiki, o praticante poderá aplicar energia Reiki, imediatamente pelo resto da vida mesmo que por um longo período não o faça, não há necessidade de nova ativação para o mesmo nível.
  • A energia não é polarizada, sem positivo ou negativo (Yin e Yang).
  • Reiki é como ondas radiofônicas, pode ser aplicado no local ou a distância com sucesso.
  • Rompe tempo e espaço, permitindo reprogramar eventos passados e coordenar eventos futuros.
  • A energia não é manipulativa, o praticante simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada por quem a recebe.
  • Não é necessário despir o receptor durante a aplicação, pois a energia penetra através de qualquer coisa.
  • O reikiano não precisa conhecer o diagnóstico da patologia para efetuar com sucesso o tratamento.
  • Reiki energiza e não desgasta o praticante, pois a técnica não se utilizada do "Chi" ou "Ki" do praticante, e sim da Energia Primordial do Universo.
  • É um ótimo recurso para equilibrar os sete principais chacras que estão localizados da base da coluna ao alto da cabeça.
  • Alivia rapidamente dores físicas.
  • Serve para o autotratamento, tratamento de outras pessoas, animais e plantas igualmente.
  • Reiki atende a pessoa de forma holística, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, não visando apenas a supressão da patologia, mas a volta a um estado natural e desejável, de bem estar e felicidade.
  • O método Reiki foi reconhecido como profissão isolada pelo Ministério do Trabalho. Ele foi enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares de saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.

Para tornar-se um reikiano praticante, é imprescindível procurar antes um Mestre do Método Reiki. É necessário receber a iniciação (sintonização) de um Mestre devidamente habilitado para tal atividade.

Leia o artigo: Qual o Mestre de Reiki adequado? clicando aqui.

O Método Reiki NÃO PODE ser aprendido por meio de livros, apostilas, fitas de vídeo ou de áudio. Aquele que dispuser a praticar o método sem a devida iniciação, não estará utilizando a energia Reiki e sim comprometendo a sua própria energia pessoal (ki), com resultados prejudicais à saúde.


CURSO DE REIKI NÍVEL 1: O DESPERTAR


O curso de reiki Nível 1 também é chamado de Físico, já que a transmissão da energia Reiki produz-se por contato físico através das mãos do reikiano para o receptor. As pessoas sintonizadas estão capacidades a canalizar a Energia Primordial Cósmica pelas mãos, pelo simples fato de colocá-las sobre aqueles que devem ser harmonizados, inclusive elas próprias, animais e plantas. Não é necessário direcionar a mente, concentrar-se, fazer orações, acreditar ou desejar a recuperação. A energia Reiki não precisa da nossa aprovação para agir.
Qualquer pessoa pode receber o Nível 1 do Reiki, não havendo uma condição prévia especial; os conhecimentos são simples e poucos, o que se ensina basicamente são as posições das mãos, por isso não são necessários conhecimentos prévios especiais para aprender a técnica Reiki.

É recomendável após a iniciação a troca de energia Reiki entre reikianos durante quatro dias consecutivos, visando a limpar os canais energéticos abertos nas ativações, mas isso não é uma regra. Essa troca trará mais segurança ao praticante que vivenciará também a experiência de receptor de energia Reiki.

No Nível 1, o tempo de um tratamento completo em si mesmo ou em outra pessoa leva de 60 a 90 minutos. É conveniente começar consigo mesmo diariamente e, posteriormente, dar tratamento a familiares e amigos. Essa prática enriquecerá sua bagagem de conhecimento com relação a tempos e posições que visam a alcançar os centros energéticos mais importantes (chacras), meridianos e órgãos, em busca de uma harmonização completa.

No primeiro curso de reiki (nível 1) o reikiano aprenderá também a história do Reiki.

No curso de reiki de Nível 1 quase sempre observamos o mesmo fenômeno de comportamento dos participantes. Iniciam o seminário com uma atitude bastante cética, não conversam entre si, não exteriorizam suas emoções, como se estivessem isolados do mundo. Após a sintonização começam a conversar, sorrir, brincar. No final, agem como se fossem amigos há anos, abraçam-se, trocam telefones e e-mails. Observo que muitos voltam a encontrar-se posteriormente.


CURSO DE REIKI NÍVEL 2: A TRANSFORMAÇÃO


O curso de reiki Nível 2 é conhecido também como Mental, pois o iniciado trabalhará problemas mentais e emocionais. O seminário de Nível 2 desenvolve-se em um período semelhante ao do primeiro. Nessa ocasião é feita uma iniciação com mais dois, agora totalizando três símbolos sagrados do Reiki, que são ensinados e sintonizados no participante.

Fazemos o curso de reiki Nível 2 quando sentimos uma necessidade de um crescimento maior e de mais conhecimento em relação à energia. O processo de sintonização fornece um salto no nível vibratório pelo menos duas vezes maior que o experimentado no Nível 1.

O Nível 2 dá grande ênfase ao ajuste do corpo sutil (emocional e mental) e não ao corpo físico, que é focalizado no Nível 1, passando novamente o aluno por um período de limpeza que poderá chegar agora a quatro meses.

O curso de reiki Nível 2 não é um aperfeiçoamento do curso de reiki Nível 1, ja que cada um é um módulo completo e perfeito, fechado em si mesmo. Em geral, quando chegamos ao segundo nível valorizamos ainda mais o primeiro.

O aluno que recebe a iniciação do Nível 2 precisa de muito menos tempo do que antes para realizar uma sessão completa de Reiki, mais ou menos de sete e meio a 35 minutos, dependendo da forma de aplicação. Vale registrar que, com os símbolos, a ação da energia ocorre também em nível físico, em grande intensidade, devido às vibrações potencializadas envolvidas no processo.

Os símbolos ensinados podem ser usados também para enviar energia à distância, ao passado e ao futuro.

No curso de reiki Nível 2, temos de refundamentar a maneira atual de explicar os conceitos de tempo e espaço (distância), pois, quando trabalhamos com os símbolos, a energia atua em uma outra dimensão na qual ocorre o continuum de tempo e espaço.


CURSO DE REIKI NÍVEL 3-A: A REALIZAÇÃO


Também conhecido como grau de Mestre Interior ou Consciência. O aluno aprende o símbolo do Mestrado e será capaz de realizar na vida muitos de seus desejos e sonhos. Essa iniciação não qualifica o aluno ainda a ensinar o Método Reiki. Sua utilização fica limitada ao uso pessoal.

O curso de reiki nível 3-A requer habilidade, pois o volume de energia envolvido no processo é muito grande. Nesse nível recebemos um símbolo sagrado que serve para amplificar e intensificar os efeitos dos símbolos recebidos no Nível 2, capacitando o aluno a harmonizar e tratar um grande número de pessoas, uma multidão, estados e até países. Podemos ser considerados agentes da regeneração planetária.

O nível 3-A leva o aluno a encontrar sua verdade mais real, a tocar seu próprio carma, o aprendizado consciente e constante.


CURSO DE REIKI NÍVEL 3-B: MESTRADO


O curso de reiki Nível 3-B é o do Mestre de Reiki, também chamado de Espiritual ou de Professor. A pessoa que é sintonizada como Mestre de Reiki recebe os conhecimentos de como iniciar novos reikianos. Essa iniciação não obriga ninguém a ensinar e, assim, cada vez mais pessoas decidem fazer tal escolha dentro de uma visão de crescimento interior.

O aluno, ao receber a iniciação do Mestrado, assume o compromisso de transmitir o Método Reiki da forma como vem sendo feito desde o descobrimento.