Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.

Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.
Ciências Tradicionais Holisticas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Biodança

Uma combinação de dança e psicologia, assim é a Biodança. Criada pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro, a atividade tem o objetivo de humanizar a psiquiatria.
O especialista realizou uma pesquisa sobre as expectativas das pessoas em relação à vida e, com 600 respostas catalogadas, criou as linhas de potencial que a biodança desenvolve.
Publicidade
São cinco: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Teresa Lima, diretora da Escola de Biodanza Rolando Toro São Paulo, explica cada uma delas. As linhas de potenciais existem para trabalhar questões da vida com a dança. “A vitalidade trabalha a auto-regulação, as questões de saúde e corpo”, diz. 

Os exercícios exigem muito fôlego, para que as pessoas percebam seus limites e diferenças. “Valorizamos isso, que todos são diferentes”.
Na linha da sexualidade, é trabalhada a sensualidade. “Todos temos sensualidade e, em algum momento da vida, ela é bloqueada”, conta Teresa.
Na criatividade, são realizados exercícios para que os praticantes tenham mais jogo de cintura. “Os alunos de biodança passam a usar mais sua criatividade na vida”, diz a diretora.
Na linha da afetividade, a pessoa aprende por meio dos exercícios a fazer o bem sem receber algo em troca.

A última linha, da transcendência, procura vivenciar o instante. “A pessoa entende a integração com as coisas vivas, que modifica o planeta e que o fato de estar vivo é um milagre”, afirma Teresa Lima. A Biodança é praticada em grupo e pode ser vivenciada por qualquer pessoa. Os exercícios são lúdicos e trabalham as linhas de potencial. “A Biodança é a dança da vida, do amor. Pelos movimentos e pela música, a pessoa melhora os potenciais e sua relação com o mundo”, finaliza ela.
Citando Rolando Toro: “Biodanza é a participação em um novo modo de viver, a partir de intensas vivências pessoais induzidas pela dança"

Fonte - MBPress

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Benefícios da Biodança

Mais benefícios da Biodança pra vocêJá sabemos que a Biodança é a "Dança da Vida". Aqui, você saberá mais benefícios que esta prática poderá proporcionar à sua alma e essência. Vamos a eles com todo carinho!
Seu corpo e alma em plena Harmonia
Seu corpo e alma não serão os mesmos, pois você se sentirá outra pessoa ao praticar a Dança da Vida, ficará mais tranquilo, certamente, com a sua própria consciência e essência.
Integração Afetiva muito positiva
Sua roda de amizade aumentará gradativamente. Como é bom fazer novas amizades, é pura energia para os prazeres internos e alma!
Controle da Ansiedade
Ser ansioso é desejar tudo para ontem. Com a prática da Biodança, você sentirá a tranquilidade de seu coração, o aconchego de sua alma e serás mais livre, leve e feliz.
Saúde Psíquica
Todo o seu psicológico será reformulado para o caminho do bem-estar da alma, restabelecerá energias em seu organismo e saberás desfrutar de seus limites emocionais.
Renovação Orgânica
Todo o seu corpo passará por uma autorregulação orgânica, isto é, haverá regulação global de suas funções biológicas, uma reparação fantástica de suas células, amenizando gradativamente, os fatores de desorganização e stress de seu organismo.
Reaprendizado de funções originais da vida
Você sentirá a energia de seus instintos. Seu estilo de vida deve apresentar coerência de acordo com os seus impulsos de vida.
Despertará mais confiança em você e na vida!
Você sentirá uma leveza em sua alma nunca experimentada. Inicialmente, é preciso mudar os padrões mentais e, posteriormente, você ganhará a autoconfiança para seguir em frente com as suas emoções. A Biodança proporciona todo o caminho desse longo processo.
Promove o autoconhecimento
Autoconhecer-se é se despertar para as suas emoções e, consequentemente, para a vida. Saber lidar com os seus próprios potenciais existentes, resultando assim a tranquilidade, a espontaneidade e alegria de sua alma.
Desbloqueio Energético
Haverá a harmonização de suas linhas vitais: vitalidade, sexualidade, afetividade, criatividade e transcendência.
Chakras mais equilibrado
Serão promovidas a harmonização e o equilíbrio integral de seus chakras, melhorando assim os quadros de ansiedade, depressão, timidez, dificuldade de expressão, doenças psicossomáticas e medos.
Muitos são os benefícios para seu corpo e alma com a prática da nossa maravilhosa Biodança. Até nossos próximos boletins e saberás mais a respeito desse grandioso assunto!

Alquimia das Ervas


Alquimia das Ervas Antes do surgimento da escrita, o homem já usava as ervas com o objetivo de se alimentar e também para fins medicinais, de cura mesmo das enfermidades.
Segundo pesquisas, as propriedades medicinais é um tratado médico desde 3.700 a.C., China, escrito por Shen Wung, um sábio imperador que fazia várias experiências com as plantas. Foi ele quem iniciou um processo de investigação o qual cada planta seria um remédio natural para cada enfermidade.
Com o passar do tempo, entram em ação os egípcios. Eles utilizavam as ervas na Medicina, culinária e até mesmo em embalsamentos. As ervas mais utilizadas por eles eram o tomilho, o coentro, o cominho, o alho, a cebola e elas estão presentes em nosso cardápio até os dias atuais.
Os primeiros agricultores da humanidade, os sumérios, Mesopotâmia, possuíam preciosas receitas que somente os sábios, os feiticeiros sabiam da tal importância. A eles devemos referências à erva-doce, beldroega e a alcaçuz. São também apresentadas diversas referências em nossa Bíblia a respeito das ervas, Antigo Testamento, fala-se muito das ervas como alimento e fins terapêuticos. Na Idade Média, ao redor das igrejas, mosteiros e conventos foram cultivadas várias ervas as quais eram utilizadas como alimento, bebida e medicamentos.
Já nos Estados Unidos, as ervas tiveram a devida importância entre a Revolução Americana e a República. Os cultivos mais destacados eram: a menta, o tomilho, a lavanda, o alecrim etc. Aqui no Brasil, as ervas iniciaram com os índios com a utilização da erva urucum. Eles pintavam o corpo para se livrarem das picadas dos insetos.
Em síntese, as plantas são indispensáveis não somente para a nossa saúde, mas também para a saúde de todo o planeta, pois sem as plantas seria um planeta sem vida. Para nos ajudar a entender melhor as propriedades, a importância, a utilização das plantas para o tratamento de doenças e a recuperação de nossa saúde em sua integridade está aí a nossa maravilhosa Fitoterapia.

O encantamento das Ervas .

encantamento_ervasAs ervas possuem poderes que agem em nosso corpo físico, mental e espiritual. Então, vamos conhecer algumas destas funções!
Alecrim - planeta Sol, elemento Fogo – lavar as mãos com chá de alecrim é uma verdadeira purificação.
Açafrão – planeta Sol, elemento Fogo – esfregar as mãos diariamente ao meio-dia com açafrão, certamente, o dinheiro virá.
Alho – planeta Marte, elemento Fogo – tenha uma cabeça de alho exposta em sua cozinha, isso o protegerá do mal.
Angélica - planeta Sol, elemento Fogo – tenha uma raiz de Angélica na bolsa, com certeza, seu amor virá rapidinho.
Aniz – planeta Júpiter, elemento Ar – coloque em sua bolsa envolto de aniz em um paninho ou saquinho vermelho, isso será contra todo tipo de energia negativa.
Baunilha – planeta Vênus, elemento Água – use a baunilha em tudo que fizer de gostoso, pois ela tem propriedades afrodisíacas.
Benjoim – planeta Sol, elemento Ar – protege e limpa ambientes.
Camomila – planeta Lua, elemento Água – acalma o espírito turbulento. Quando você quiser adoçar alguém, coloque no chá de camomila uma colher (sopa) de mel e o nome das pessoas ao luar, noite de Lua Cheia.
Canela – planeta Sol, elemento Fogo – é bom ter em sua casa para entrada de dinheiro, além de ser ótima para atrair a energia da fama e vitória.
Cebola – planeta Marte, elemento Fogo – cortada ao meio na cozinha, a cebola absorve o mal.
Coentro – planeta Marte, elemento Fogo – além de ajudar no amor, é também afrodisíaco.
Cominho – planeta Marte, elemento Fogo – bom para usarmos nas disputas.
Cravo-da-índia – planeta Júpiter, elemento Foto – utilizado nas magias de prosperidade, amor e proteção. Mastigue um cravinho por dia, é ótimo.
Eucalipto – planeta Lua, elemento Ar – bom para a cura de garganta e resfriados.
Erva-doce – planeta Mercúrio, elemento Fogo – bom para promover a força física, nos dá a energia da coragem.
Gardênia – planeta Lua, elemento Água – indicada para feitiços de amor e amizade.
Girassol – planeta Sol, elemento Fogo – bom para rituais de fama, prosperidade.
Gengibre – planeta Marte, elemento Fogo – indicado para aumentar nosso dinheiro e protege seu lar.
Hortelã – planeta Mercúrio, elemento Ar – indicado para a magia de cura, purificação.
Jasmim – planeta Vênus, elemento Água – bom para feitiços de amor e amizade.
Laranja – planeta Sol, elemento Fogo – indicada para rituais de amor, fama e sucesso.
Lavanda – planeta Mercúrio, elemento Ar – indicada para banhos de purificação e limpeza.
Louro – planeta Sol, elemento Fogo – proporciona a vitória e a purificação.
Margarida - planeta Vênus, elemento Ar – ajuda no contato com as Fadas e nos traz muita alegria.
Maçã – planeta Vênus, elemento Água – indicada para feitiços de amor, alegria e paz.
Mirra – planeta Sol, elemento Água – ótima para rituais de cura e inflamações físicas.
Nogueira - planeta Sol, elemento Fogo – promove a fertilidade.
Noz moscada – planeta Júpiter, elemento Fogo – aumenta a clarividência.
Oliva (azeitona) – planeta Sol, elemento Ar – bom para rituais de purificação.
Patchoulli - planeta Sol, elemento Terra – atrai o amor.
Pimenta – planeta Marte, elemento Fogo – pode provocar afastamento de grandes discórdias, fornece armadura espiritual, use sempre em sua alimentação.
Rosa – planeta Vênus, elemento Água – indicada na conquista de um amor.
Sabugueiro – planeta Vênus, elemento Ar – os galhos são verdadeiros bastões mágicos, tenha o seu, sempre que quiser poder, segure-o com a mão esquerda.
Salsa – planeta Mercúrio, elemento Ar – atrai dinheiro e espanta as almas.
Salvia - planeta Júpiter, elemento Ar – limpa o ambiente, verdadeira purificação.
Samambaia – planeta Saturno, elemento Terra – atua na proteção da casa.
Sândalo – planeta Lua, elemento Água – indicado para proteger e curar.
Trevo - planeta Mercúrio, elemento Água – pode ser usado para o amor e acalmar sua alma.
Violeta - planeta Vênus, elemento Ar – também chamada de amor- perfeito, atua no amor espiritual e ajuda na cura de dores de cabeça.

Valiosas Ervas

valiosas_ervasJá sabemos que as Ervas exercem papéis importantes em nosso meio tais como: elas funcionam muito bem como antioxidantes, anti-inflamatórias, retardam e previnem algumas doenças etc, portanto, são extremamente valiosas para nosso organismo.
Diante disso, as Ervas podem sim ser aliadas para proporcionarem ainda mais saúde para nosso corpo. Então, vamos ver algumas valiosas Ervas que podemos por à mesa sem medo de sermos felizes!
A magia da Salsa
A Salsa apresenta um aroma muito suave, contém vitamina C, cálcio, ferro, potássio e rica em substâncias anticancerígenas. Você poderá usá-la em diversas preparações tais como saladas, molhos, carnes, sopas etc.
A magia do Tomilho
O Tomilho é uma planta com mais ou menos 30 cm de altura, com folhas pequenas e caules.
É excelente para você tratar ferimentos e picadas de inseto, pois possui ação cicatrizante e é também antisséptica.
Você poderá utilizar o Tomilho em sopas, carnes, acrescentar em molhos de tomate etc. Junto com alho e cebola é um maravilhoso tempero para as carnes em geral.
A magia da Cebolinha
A Cebolinha apresenta um sabor mais suave e delicado do que a Cebola, é rica em vitamina A e C, é um ótimo estimulante para todo o sistema digestivo e também diurética.
A magia do Manjericão
O Manjericão é considerado um antigripal, tônico e excelente antisséptico. É muito utilizado em variadas receitas que contenham tomates, por exemplo, em molhos, peixes, saladas etc.
A magia do Louro
O Louro é ótimo para combater a prisão de ventre e é um tempero muito utilizado em várias cozinhas do mundo, principalmente, na Itália e França, portanto, um excelente tempero para você temperar peixes, sopas, carnes em geral, feijão, feijoada, frango assado etc.
A magia da Hortelã
A Hortelã é excelente para tratamento de problemas no estômago, portanto, é uma erva bastante digestiva, ótima aliada no tratamento de diarreias e dores no abdômen.
A magia do Orégano
O Orégano é considerado um tempero popular da gastronomia italiana, rico em ácido fenólico e flavonoides, portanto, um antioxidante natural e possui propriedades antimicrobianas.
Você poderá utilizar o Orégano para temperar molhos em geral, pizzas, aves, peixes etc.
A magia da Manjerona
A Manjerona é uma excelente aliada no tratamento de reumatismo, artrite e sua inalação auxilia e muito para eliminar aquele muco em gripes e resfriados, ótima também na prevenção da sinusite.

Soja, uma excelente erva para a sua saúde

Soja, uma excelente erva para a sua saúde A Soja é conhecida há mais de 5000 anos, no Oriente, cozinha chinesa, mas foi apenas no século XX que ela chegou ao Ocidente.
Nos últimos tempos, tem ganhado força em nosso cardápio diário, pois se sabe que seus grãos e derivados são apresentados como "alimentos completos" para a nossa saúde.
Na verdade, vale mencionar que a Soja por si só não é um alimento completo porque precisamos consumir outros nutrientes e na soma, apresenta-se a Soja para complementar a nossa trajetória da saúde.
Esta erva faz parte da família das leguminosas, isto é, do nosso famoso feijão, grão de bico, ervilha e lentilha de cada dia. Ela é muito rica em proteínas, gordura, fibras, vitaminas, minerais e fito-hormônios.
Todas essas substâncias atuam em nosso organismo de forma muito positiva, pois são antioxidantes, reduzem as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue, previnem doenças cardiovasculares, mantém o controle hormonal.
Além do próprio grão, você pode consumi-la de várias maneiras, ais como óleo de soja, extrato de soja, shoyo, farinha de soja, tofu, missô, lecitina de soja ou proteína texturizada de soja (PTS).
Muitas pesquisas comprovam os benefícios que a Soja traz para a nossa saúde. Acompanhem alguns:
A Soja previne o Câncer
Você sabia disso? Seu consumo diário e seus derivados diminuem a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.
Reduz o mau colesterol
Ao consumir 25 gramas por dia de proteína de Soja, com certeza, seu mau colesterol (LDL) será reduzido e, por outro lado, aumentará o bom colesterol (HDL). Seu coração agradecerá por essa atitude!
Menopausa sem sofrimentos!
A Soja ameniza o suor impertinente e as ondas de calor, principalmente à noite, é ótima também para o mau humor.
O Cálcio em seus ossos!
Os fito-hormônios, presentes na Soja, ajudam e muito a fixarem o cálcio em seus ossos e acabam fortalecendo toda a sua estrutura óssea.
Diabetes controlada!
As fibras do grão de soja apresentam o poder de regular a taxa de sua glicose.
Atenção: segundo nutricionistas, o consumo recomendado de Soja é de 25 gramas por dia, ou seja, três colheres (sopa) de grão cozido ou uma xícara (chá) de PTS ou meia xícara de tofu.

Mãe Natureza!

mae_naturezaHoje, vou passar alguns rituais para que você se afine com nossa Mãe Natureza a fim de se ter mais equilíbrio, harmonia e prosperidade em diversas áreas da vida.
- Ter figos em sua fruteira traz bastante dinheiro. Coma-os às segundas-feiras.
- Para afastar todas as energias negativas para bem longe, faça um chá de folhas de manga e jogue do pescoço para baixo às terças-feiras.
- Chá de caju é bom para os diabéticos.
- Tomar um banho de acento de folha de mamona é ótimo para eliminar maus fluídos que se instalam em nosso corpo.
- Tomar um banho de chá de pinhão às segundas-feiras quebra todos os quebrantos que uma pessoa te jogar.
- Por fim, comer agrião às terças-feiras abre todos os seus caminhos.

Os puros sentimentos e a Biodança

Os nossos puros sentimentos e a Biodança Para iniciarmos o dia com mais informações sobre a Biodança, hoje falo a respeito dos nossos puros sentimentos diante dela. Entenda, a partir de agora, o universo emocional e a Biodança.
Dentro da Biodança, procuramos perceber os modelos de sobrevivência os quais adotamos e o resultado é que vivemos mal, geramos tensões corporais, bem como as doenças que temos, as perturbações orgânicas e emocionais.
O que se procura facilitar é o aprendizado de novas respostas emocionais, a partir de sua capacidade natural e verdadeira de sentir alegria, prazer, solidariedade, afeto.
A pessoa que aprendeu a guardar tristezas para sobreviver, terá dificuldade em se abrir para o prazer; se aprendeu a segurar o medo, terá dificuldade em confiar, em se entregar afetivamente.
É assim que nós passamos a aperfeiçoar a arte do mal viver para sobreviver. Em termos de natureza real dentro de nós, somos fluídos, naturais e espontâneos.
A Biodança tem como objetivo o resgate dessa fluência natural. A ideia é resgatar a sensação certa, para vencer a linguagem dos bloqueios ou couraças adquiridas por condicionamentos nem sempre positivos.
Esses bloqueios e couraças são justamente formados pela não-expressão ou expressão inadequada do conteúdo verdadeiro que o indivíduo sentiu. Houve então a retenção do impulso, da energia.
Para resgatar nosso fluxo, temos que perceber o movimento dentro de nosso organismo. Parando para perceber, carregamos aquele ponto com oxigênio, energia vital, calor. O movimento gera calor, excitação, vida enfim...
Os distúrbios no fluxo da energia, do movimento são os bloqueios ou as couraças energéticas (mobilidade reduzida, não-sensação que até existe como defesa, na medida em que sentir pode ter sido associado como perigoso).
A retenção no corpo de todos os bloqueios, invasões ou exigências externas, necessidades não atendidas, gera os bloqueios no sentir, os pontos de resistência.
O indivíduo não atento ao corpo geralmente tem medo de perceber ou experimentar os sentimentos. Sentimentos de ameaça são suprimidos através de tensões musculares, crônicas, que não permitem qualquer fluxo de excitação ou movimento espontâneo e aí está o resultado, que é quando o indivíduo não se percebe, não se sente, não se conhece porque não está em contato consigo mesmo.
Não basta estar consciente do bloqueio, é preciso trazer a atenção para a parte bloqueada e alinhar as energias.
A atenção localizada, a música, sentir o corpo a fim de acalmar a mente, soltar o controle consciente e deixar que o corpo flua em sua própria linguagem, emoção e necessidade. Quanto mais vivo o corpo, maior vivacidade e alegria de estar no mundo.
Tudo ok com a sua leitura de hoje? O universo da Biodança é magnífico em todos os sentidos da existência, suas emoções são o foco dessa incrível harmonia e nos próximos boletins, teremos mais sabedoria sobre o criador da Biodança e seus propósitos para com ela.

Equilíbrio global da Biodança



Um pouco mais sobre o equilíbrio global da Biodança Já falamos um pouco sobre a Biodança no boletim anterior. Hoje, falo a respeito de como atua o sistema Biodança em sua vida no aspecto neurológico, sua metodologia e muito mais para vocês.
O sistema Biodança atua integrando os centros propulsores de harmonia e os sintomas caem por falta de suporte físico, psíquico e neurofisiológico. As doenças se desprendem como folhas velhas de uma árvore, por si mesmas.
Neurologicamente, podemos entender o processo de harmonia como um equilíbrio entre os sistemas simpático e parassimpático. Entre as ações de enfrentamento, desafio, luta, coragem de viver e tranquilidade, relaxamento, reparação orgânica.
Na excitação ergotrópica (relacionada ao instinto de luta e fuga), as respostas emocionais se dão em relação ao meio ambiente e são impulsionadas pela adrenalina e noradrenalina.
Nas respostas de interiorização, repouso, serenidade, há uma excitação trofotrópica, estimulada pela serotonina e acetil-colina.
As vivências em Biodança passam de um pólo ao outro, produzem equilíbrio homeostático e favorecem um aprendizado de auto-regulação.
Assim, a pessoa é capaz de se conectar com as suas emoções e sentimentos, conseguindo expressá-los de forma coerente consigo mesma e com o ambiente.
Mais que uma instintiva descarga do conteúdo interno, compreenda que a a Biodança promove uma conexão interna do sentimento e sua expressão, seja para buscar o prazer, seja para fugir da dor. Temos que ressaltar aqui a diferença entre emoção e sentimento.
O estado emocional é uma resposta instintiva e visceral a um estímulo. Alguém lhe pisa no pé e você remete um palavrão, ou alguém lhe sorri e você sorri de volta. Alguém lhe desperta tesão e você se aproxima sexualmente ativado.
Já o sentimento é uma escolha afetiva elaborada e exige uma vinculação mais abrangente, isto é, a inteligência, o físico e o espírito atuam em uníssono.
A palavra indivíduo significa único, integrado. Sendo assim, a Biodança busca o indivíduo. Unicidade leva a saúde e a dissociação leva a doença.
A metodologia do sistema Biodança é constituída de exercícios específicos, aliados a estímulos musicais previamente estudados, guiados por uma explicação indutora.
A mescla destes três elementos promovem a vivência. O encontro com os companheiros de grupo é um instrumento terapêutico, imprescindível para o objetivo metodológico.
Prazer, integração, harmonia e plenitude são evocados pela vivência e se tornam autoagentes reforçadores dessas vivências.
A renovação orgânica se dá pelo equilíbrio homeostático e pela regulação das funções biológicas. Com a harmonia, o organismo realmente se autorregula, orientando-se para os alimentos que fornecem as substâncias necessárias à manutenção da saúde.
A mente ocupa-se da organização do raciocínio elaborativo e o emocional promove, serenamente, a vibração que dá colorido ao estado de viver.

O equilíbrio global da Biodança em sua vida

O equilíbrio global da Biodança em sua vida A palavra Biodança traz em si mesma o seu significado e todo ser humano viveu, algum dia, o movimento da vida. O nome do sistema significa vida (bio) e movimento pleno de sentido (dança).
Segundo declarou seu criador, Rolando Toro (antropólogo chileno), em 1978, a Biodança é um sistema de integração e desenvolvimento humano baseado em vivências corporais, induzidas pela música, movimento e comunicação em grupo, seguindo um modelo teórico operatório.
Em 1979, ele mesmo, em linguagem poética, assim definiu a Biodança: A base conceitual da Biodança provém de uma meditação sobre a vida, ou talvez do desespero, do desejo de renascer de nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.
Poderíamos dizer com certeza: da nostalgia do amor. Mais que uma ciência, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência".
Atualmente, definimos a Biodança como um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, através da música, movimento e comunicação em grupo.
Na integração afetiva, reunimos a percepção, motricidade, afetividade e funções viscerais, que foram desintegradas dentro de nós e, consequentemente, revelam-se desta maneira nas nossas ações dissociadas.
Um ser humano integrado percebe o mundo com sua inteligência sensória e sutil, assimila, digere, sente internamente, experimenta a emoção autêntica que corresponde ao estímulo que o envolve (tristeza, alegria, prazer ou desconforto, raiva ou medo), produz as substâncias que neurologicamente desencadeiam ou reforçam aquela emoção e age coerentemente com esse processo.
Esta coerência traz harmonia e claridade a todo relacionamento humano. Produz saúde psíquica e comunicação afetiva com o mundo, além de proporcionar crescimento evolutivo a todos à sua volta. São aquelas pessoas que geram ação e que promovem o desabrochar da criatividade onde passam.
Ao contrário, os seres humanos desfacelados, que causam destruição à si próprios e ao ambiente em que vivem, são motivados pela desintegração interna.
Sua percepção do mundo se dá forma destorcida e ameaçadora. Não confiam em si mesmos e ainda menos no outro. Vivem em estado de alerta tentando ter tudo sob controle. Sua inteligência, desvinculada do centro afetivo, é usada para coisas inescrupulosas ou mentirosas.
Há ainda casos em que a pessoa, embora perceba o mundo com sensibilidade, não consegue emitir a ação adequada nos seus contatos afetivos. Sente uma emoção e demonstra o contrário. Quer agradar e acaba desagradando. Olha na direção contrária da pessoa da qual deseja se aproximar.
Muitas frustrações e mal-entendidos decorrem dessas dissociações internas e da incoerência entre o sentir e o expressar.
Muito bem! Até agora deu para entender um pouquinho da Biodança. A partir dos próximos boletins, você entenderá ainda mais sobre esta fascinante descoberta da "Dança da Vida

A proposta da Biodança para a sua essência

A proposta da Biodança para a sua essência A Biodança é a pura música associada ao exercício e a instrução. Tudo isso promove a vivência, o reforço positivo intrínseco que favorece o aumento, a qualidade e a manutenção do comportamento.
A proposta da Biodança é reforçar a identidade, o saudável, o que ficou, mesmo que escondido, camuflado em gestos ou estagnado pelo medo.
A metodologia é fundir-se em si, no outro e no Cosmos. E assim, percebemos o quanto a Biodança busca a religação com nossa essência, ou seja, o sentir verdadeiro.
No universo da Biodança, trabalhar o sentir significa dar-se a permissão interna para:
  • VOCÊ ser do seu jeito, único, individual.
  • VOCÊ respeitar, amar com disciplina e fluidez o seu íntimo.
  • VOCÊ desenvolver a paciência que é o grande respeito com sua própria natureza.
  • VOCÊ respirar com plena atenção ao aqui e agora.
Para complementar a nossa sabedoria de hoje, aproveite a oportunidade e pratique o seguinte exercício mental diariamente:
Respire e se permita ser, afirmando: "Eu sou, e me permito ser quem sou, e me aceito como sou"

Os segredos da prática da Biodança para a sua essência

Os segredos da prática da Biodança para a sua essência A Biodança nos permite a sensação de conforto, paz interna, alívio na alma, nos faz viajar pela infinita energia de luz de nossa essência, sem medo de reconhecermos o caminho das fraquezas, de pontos escuros presentes em nossa existência, pois nós seres humanos estamos em um constante processo de reconstrução.
Você deseja saber mais sobre os segredos da prática da Biodança para a sua essência? Acompanhe-os a partir de agora e mude as suas sensações rumo ao seu bem-estar. São eles:
  • Melhora a qualidade de vida, a sua saúde e permite aumento de sua resistência imunológica.
  • Estabelece o equilíbrio total de seu organismo.
  • Estimula o prazer de viver, eleva a autoestima e amor ao próximo.
  • Reduz o stress provocado por diversas situações do dia a dia.
  • Estimula o reconhecimento de sua própria identidade e você torna-se mais criativo.
  • Promove o elo entre o pensar, sentir e agir.
  • Fortalece as suas qualidades internas e provoca mudanças significativas em sua essência.
  • Provoca a sensação de percepções infinitas em seu ser, pois você é o ousado sujeito no processo de construção de sua própria existência.
  • Valoriza o sentimento antes da ação propriamente dita.
  • Estimula o resgate da essência de cada um sem culpas, medos e arrependimentos.
  • Aumenta a autoconfiança, autodeterminação e a fé em si.
  • Impulsiona o desejo de amar a si e ao próximo em toda a sua plenitude.
  • Incentiva uma conexão junto ao Divino, despertando assim a sua comunicação com o Universo Cósmico.
  • Ajuda a libertar a nossa mente das amarras das obrigações, da escravidão de pensamentos destrutivos para a nossa essência e nos conduz à verdadeira intuição, sensibilidade infinita.
Ficou curiosa? Aproveite e alimente a sua essência com a prática da Biodança em sua vida, confie em seus benefícios, sinta-os e mãos à obra!

Equilíbrio Emocional


Equilíbrio Emocional Sabemos que no dia a dia, vários problemas passam por nós tanto pessoais quanto profissionais e muitos deles acabam tirando o nosso belo sossego, deixando-nos muitas vezes irritados, agressivos com as palavras, com raiva da vida e de todos que nos rodeiam, toda a nossa doçura se transforma em um mar de azedume, enfim, parece que perdemos fatalmente a nossa força interior.
Diante disso, resta-nos saber como lidar com toda essa situação, com toda essa frustração diante dos atropelos da vida. Aí está o segredo, nessas alturas do campeonato, o nosso equilíbrio emocional já está todo afetado, jogado pelas traças e precisa urgente de um SOS para se restabelecer.
Primeiramente, é preciso entender que sempre estaremos diante de problemas a serem resolvidos diariamente. É normal, minha gente, acontecimentos aparecem e devemos estar fortes para enfrentá-los. Se não tivéssemos nenhum problema a ser solucionado, a nossa vida não teria tanta graça, acredite!
Mas mesmo ciente de tudo isso, perdemos sim as ‘estribeiras’ de vez em quando e botamos tudo a perder, aí a escuridão entra em nossa vida, silenciosamente, sem pedir licença. Informo-lhe com muito prazer que todo problema existe efetivamente uma solução. Ai que alívio!
Não se apavore, pois aqui neste pequeno canal de comunicação, você estará protegido com valiosos conhecimentos, dicas, novidades e muito mais para que vocês, leitores, melhorem a sintonia de suas emoções, fortaleçam as raízes de suas essências, valorizem intensamente as suas existências, entendam as reações de seus sentimentos e os controlem, assim tornaremos seres melhores, pacíficos e ativos diante da vida.

Os poderes do alecrim

Os poderes do alecrim

poderes_alecrimGente, o alecrim parece ser uma planta tão delicada, mas possui uma força que poucos conhecem.





A erva é considerada uma das mais completas em termos de benefícios à saúde
A erva é considerada uma das mais completas em termos de benefícios à saúde
O  alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.
Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.
A erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.
O CicloVivo separou dez dos muitos benefícios do alecrim, veja abaixo:
1 – Combate a tosse, gripe e asma
Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.
2 – Equilibra a pressão arterial
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
3 – Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões
Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.
4 – É diurético e ajuda a digestão
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
5 – Auxilia a menstruação
O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
6 – Reduz gases intestinais
Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
7 – Combate o stress
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
8 – Trata hemorroidas
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.
9 – Reduz o mau hálito
A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.
10 – Trata o couro cabeludo
Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.
Contra-indicações: O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.

Magia da Erva-Doce

A magia da Erva-Doce em nosso dia a diaSabemos que o aroma da Erva-Doce é maravilhoso aos nossos olfatos!
 Os antigos romanos já utilizavam esta erva no preparo de bolos especiais os quais eram servidos ao final de suas festas colossais com muito amor, carinho e bom gosto.
A Erva-Doce é muito conhecida pela humanidade desde a Antiguidade e é mencionada até em registros muito anteriores ao nascimento do nosso Rei Jesus Cristo. Você sabia disso?
Há muito tempo, os gregos já recomendavam a Erva-Doce contra tosses indesejáveis e com isso, outros povos foram desfrutando das aplicações medicinais curativas dessa incrível erva.
Ela foi e muito usada como uma substância que melhora o nosso mau hálito, como afrodisíaco, aumentando o apetite sexual, para aliviar as dores de cólicas menstruais, para estimular a lactação e combater o mal estar e tonturas entre muitas outras aplicações.
No século XVI, os europeus a utilizavam como uma maravilhosa isca para os camundongos. Coitadinhos dos bichinhos!!
Atualmente, você encontra esta incrível erva tanto na culinária quanto nos produtos medicinais em geral. No Brasil, seu chá é um ótimo tratamento para as afecções intestinais e estomacais, principalmente em bebês.
As suas utilidades são inúmeras, dão sabor à culinária, consumo de chá, suas sementes dão sabor aos remédios, pastilhas para a tosse, são acrescidos aos alimentos assados, confeitos, licores e suas folhas são até servidas em saladas e usadas para enfeitar os ambientes.
Está aí, mais uma erva super agradável para saboreá-la com imenso prazer, agora que já sabe alguns de seus benefícios. Ficam aqui as dicas!

Energia do vaso das Sete Ervas

A pura energia do vaso das Sete ErvasAs plantas estão sempre presentes no nosso dia a dia, nos fornecendo alimento, perfumes, cosméticos e medicamentos. Além disso, decoram de maneira natural o nosso planeta e alegram a nossa vida quando usadas como demonstrações de carinho e de afeto.
Os alquimistas sempre cultivaram as flores, as plantas e as ervas. Desde a Antiguidade, eles as manipulam com a intenção de adquirir todas as energias benéficas presentes em sua aura. Dessa forma, eles se fortaleciam e tinham o poder de fortalecer ao outro.
Isso acontece porque as plantas, assim como nós, possuem aura as quais variam de acordo com a sua espécie. Sendo assim, a energia que cada planta irradia ou atrai varia e com ela as suas propriedades. O importante é saber como e quando usar cada uma.
Os rituais das culturas espiritualistas, como os banhos e a defumação, usam as ervas como princípio. No entanto, existe uma maneira muito simples de você obter proteção e harmonia por meio delas. Sabe aquele famoso vaso com as Sete Ervas? Pois é, ele é muito poderoso e traz bem-estar para seu ambiente.
O vaso deve ser composto pelas seguintes ervas:
- Manjericão.
- Alecrim.
- Espada de São Jorge.
Essas três ervas harmonizam o ambiente. A espada simboliza a proteção e a força de São Jorge. O manjericão traz alegria e amor. E o alecrim nos aproxima do sagrado.
- Arruda.
- Guiné.
- Pimenta.
- Comigo-ninguém-pode.
Já essas quatro têm energias quentes, limpam o local de fluidos negativos, espantam as energias "vermelhas" do ódio e da inveja. A aura da arruda, por ser vermelha, atrai para ela esta energia, por isso ela morre e seca. O mesmo ocorre com a pimenteira. A comigo-ninguém-pode, além dessas energias, consegue quebrar também magia e feitiços. Já a guiné puxa as vibrações negativas das outras plantas e as transmuta em paz.
Então, que tal ter um vasinho deste em casa, heim? Tenho certeza que as energias do seu lar fluíram muito melhor.

Babosa e Camomila

Mais dicas sobre Ervas para você
Você sabia que a Babosa e a Camomila são excelentes ervas para o seu dia a dia?. No post de hoje, dividimos com vocês um pouco de sabedoria sobre a Babosa e Camomila. Vamos lá!
* Babosa (Aloe)
A Babosa é considerada uma planta muito popular entre nós no dia a dia. Quem não já ouviu falar desta incrível erva? Ela está por aí, espalhada pelos xampus, cremes para a pele e muito mais para você. A sua forte função está na capacidade de regeneração dos tecidos danificados. Os estudos mostram que essa erva tenha originado nas ilhas de Cabo Verde e, posteriormente, tenha surgido no Egito, na Arábia e na Índia.
Seu hábitat concentra-se em locais ensolarados e secos e em solos arenosos. Tudo indica que a Babosa é nativa da África. Ela pode ser cultivada em regiões tropicais e subtropicais secas.
E como utilizá-la a favor de sua saúde? Você pode utilizar o sumo fresco e viscoso da planta como um componente amaciante para a sua pele, tais como em loções hidratantes e cremes para a pele, unguentos, xampus, além de ser ótimo em casos de ferimentos e queimaduras leves.
* Camomila (Camomila-alemã, camomila-dos-alemães, camomila-vulgar, matricária)
A Camomila é também muito conhecida em nosso meio. Ela é muito famosa em algumas regiões da Europa e muito cultivada na Grécia.
Seu hábitat é muito comum na Europa; em campos e terrenos baldios, acostamentos, searas e até campos cultivados de até 160 metros.
Para nós, brasileiros, o chá de camomila 'é uma mão na roda', pois possui efeito sedativo e nós ficamos calminhos, calminhos! Com a infusão, o chá também apresenta um efeito anti-inflamatório, anti-séptico, tônico e antiálgico.