Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.

Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.
Ciências Tradicionais Holisticas

domingo, 9 de março de 2014

A Terapia Cognitiva-Comportamental

terapia_cognitivaO que é Terapia Cognitiva-Comportamental?
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma modalidade de psicoterapia dentro da prática clínica da Psicologia e da Psiquiatria que se baseia no conhecimento empírico da Psicologia, ou seja, sua teoria e prática são guiadas por pesquisas científicas que verificam sua eficácia no tratamento de transtornos emocionais e nas mudanças de comportamento.
No processo terapêutico presente na TCC, o cliente e o terapeuta examinam áreas emocionais e sociais que o estão afetando no dia a dia ou em situações específicas.
Muitas pessoas procuram a psicoterapia porque estão preocupadas com seus relacionamentos: com a família, com amigos, com esposos, com namorados, com parentes, com vizinhos, com filhos, irmãos, com colegas de trabalho etc. Isso acontece porque os relacionamentos são uma parte muito importante de nossas vidas. Essas pessoas buscam a Psicoterapia porque desejam entender melhor seus relacionamentos, o que está dando errado neles e pensar em como melhorá-los.
A TCC equipa o cliente com um conjunto de ferramentas de autoconhecimento e de redução de problemas emocionais e de comportamento, que todos nós passamos de tempo em tempo. É um método que se centra nas interpretações que cada um dá a si e aos eventos negativos ou não e mudanças por que passam que requerem adaptação e reajuste (acidentes, perdas, traumas etc).
O foco da Terapia Cognitiva-Comportamental está em como os problemas (atuais ou não) interferem com o funcionamento de cada um, ajudando-nos a entender esses problemas e a desenvolver maneiras mais eficientes e coerentes de lidar com eles.
O objetivo é tentar entender sistematicamente os processos que mantêm a condição do sofrimento emocional, identificar as ideias, memórias, pensamentos e comportamentos que não mais nos ajudam, e refletir, assim como testar, novos paradigmas de pensamento e comportamento para que se seja possível a criação e desenvolvimento de uma vida mais saudável e flexível. Isso indiretamente modifica as emoções que levam aquela pessoa a sofrer e a ter uma qualidade de vida ruim.
A TCC oferece um leque de ferramentas úteis e práticas ao cliente para que ele possa não somente inserir esses novos paradigmas de vida no seu dia a dia, assim como desenvolver uma autonomia para que ele possa se tornar seu próprio “terapeuta e guia” e continuar o seu trabalho de desenvolvimento sem ficar dependente do seu terapeuta.
Ao contrário da psicanálise, a TCC é mais objetiva, direta e ativa, e na maioria dos casos, é uma psicoterapia de curta duração, durando poucos meses, pois ela é desde início direcionada à melhora dos sintomas do paciente e aos seus objetivos específicos .
O terapeuta pode pedir para você fazer ou pensar sobre certas situações entre as sessões (como um “exercício de casa”) ou sugerir certos comportamentos específicos que lhe auxiliem no processo de mudança.
Devido aos bons resultados que a TCC vem demonstrando, ela tem sido indicada para uma variedade de transtornos e conflitos psicológicos. Estão entre eles os transtornos ansiosos (transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobias específicas, fobia social, transtorno do estresse pós-traumático), a depressão, os transtornos alimentares (por exemplo, bulimia, anorexia), problemas somáticos (como stress, hipocondria), disfunções sexuais (tais como vaginismo, ejaculação precoce), problemas de relacionamento (como dificuldades conjugais), ciúmes mórbido ou patológico, tabagismo e muito mais problemas relacionados.
Os problemas conjugais e o ciúmes patológico podem ser abordados tanto no tratamento individual quanto na psicoterapia de casais. A terapia de casal segue as mesmas premissas básicas que a psicoterapia individual, mas é dada ênfase no relacionamento, na interação do casal. Também são utilizados diferentes procedimentos conforme o caso. Quando necessário, os dois tipos de psicoterapia podem ser indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário