Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.

Assistente Social Em Práticas Integrativas Complementares.
Ciências Tradicionais Holisticas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FAMILIA

  Grupo social básico criado por vínculos de parentesco ou matrimônio presente em todas as sociedades. A família proporciona a seus membros proteção, companhia, segurança e sociabilização. A estrutura e o papel da família variam segundo a sociedade. A família nuclear (dois adultos com filhos) é a unidade principal das sociedades mais avançadas. Na família monoparental os filhos vivem só com o pai ou só com a mãe em situação de celibato, viuvez ou divórcio.

» A Família Moderna: A família nuclear era a unidade mais comum na época pré-industrial e ainda é a unidade básica de organização social na maior parte das sociedades industrializadas modernas. Entretanto, a família moderna tem variado no que diz respeito a sua forma mais tradicional, bem como nas suas funções, composição, ciclo de vida e nos papéis da mãe e do pai.

» Tendências Mundias: Todos os países industrializados estão experimentando tendências familiares similares às do Ocidente. O avanço dos métodos de controle da natalidade e a legalização do aborto reduziram de forma considerável o número de famílias mono-parentais não autossuficiente. Além disso, em todas as sociedades industriais estão aparecendo unidades familiares menores com uma fase pós-paternal mais longa. Nos países em desenvolvimento, a taxa de filhos que sobrevivem em uma família tem aumentado com rapidez à medida que vão sendo controladas as enfermidades infecciosas, a fome e outras causas da mortalidade infantil. Entretanto, a redução desta taxa de mortalidade infantil e o conseqüente crescimento da população apresentam nesses países um grave problema de recursos para a manutenção dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário